Meio Ambiente RS RSS Lajeado

Projeto Lajeado Mais Verde apresenta Kombi Verde e faz último plantio de 2018 no Centro de Lajeado

As mudas plantadas variam de pequeno a médio porte (Foto: Pietra Darde)

O Projeto Lajeado Mais Verde, da Prefeitura de Lajeado, realizou o último plantio do ano de 2018 no Centro da cidade na quinta-feira, dia 09. As mudas de árvores foram plantadas junto as calçadas das ruas centrais. No mesmo dia, foi apresentada a Kombi Verde, adesivada com a marca do projeto Lajeado Mais Verde, que será utilizada nas ações de arborização urbana no município,

Carregada de mudas, a nova Kombi, antes pertencente ao Departamento de Trânsito, agora passa a ser o meio de transporte para os projetos ambientais da Secretaria do Meio Ambiente (Sema). Nesta primeira vez que foi utilizada no projeto, trouxe as mudas das cinco espécies plantadas: Acer Palmatum, Calistemon Imperialis, Extremosa de cores diversas, Olho-de-pomba e Photinia fraseri. O plantio aconteceu nas ruas João Batista de Melo e na Francisco Oscar Karnal e foi realizado pelos técnicos da Sema e da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag). A vice-prefeita, Gláucia Schumacher, acompanhou o plantio.

As mudas plantadas variam de pequeno a médio porte. Segundo a diretora da Sema, Marjorie Kauffmann, elas foram escolhidas pois toleram manejo. “As mudas plantadas nas calçadas são espécies que toleram manejo, por isso, não há nenhum problema por estarem embaixo de fiação elétrica. Além disso, essas espécies são próprias para arborização urbana”, conta Marjorie.

A comerciante Angela Prato, dona de uma loja localizada junto à calçada da rua João Batista de Melo, conta que gostou do projeto, pois as árvores farão sombra tanto para os comerciantes, quanto para os pedestres que transitam na calçada. “Achei bem interessante. As pessoas procuram caminhar do lado da calçada que possui sombra, principalmente no verão. Com certeza nós vamos cuidar das árvores, tomaremos cuidado e não vamos deixar acontecer nada durante o dia”, conta Angela.

Mais mudas deverão ser plantadas no Centro ao longo da próxima semana para finalizar esta etapa do plantio.

Saiba mais:

O Lajeado Mais Verde tem o objetivo de promover e incentivar a arborização urbana responsável, que implica tanto o manejo adequado das plantas existentes quanto o plantio de novas mudas. Como parte deste manejo adequado, pode ser necessária a poda ou mesmo a supressão de árvores. Neste caso, é necessária a autorização prévia do poder público. Técnicos da Sema fazem a avaliação das condições da planta antes de permitir qualquer mudança na sua estrutura. Sempre que uma planta deste tipo é retirada, o responsável tem a obrigação de compensar as árvores retiradas com novos plantios, o que ajuda a manter a cobertura verde do município. Mesmo em árvores retiradas da via pública, a mesma reposição é exigida, e o próprio poder público também é obrigado a fazer a compensação.

Texto: Ascom Lajeado