Meio Ambiente Destaques Lajeado

Projeto Lajeado Mais Verde finaliza replantio de mudas na Avenida Benjamin Constant

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), finalizou nesta semana as reposições de mudas na Avenida Benjamin Constant que não vingaram ou que foram vandalizadas, nos canteiros centrais dos bairros Montanha e Moinhos d’Água. Na ação, que integra o projeto Lajeado Mais Verde, 50 novas mudas foram plantadas.

Conforme a engenheira florestal Sabrina Wolf, foram plantadas mudas das espécies Goiabeira-serrana (Acca sellowiana (O.Berg) Burret) e Quaresmeira (Tibouchina mutabilis Meyen). As árvores são de porte baixo para evitar conflitos com a rede elétrica quando atingirem a fase adulta.

Além disso, também foi realizado a revisão das mudas em desenvolvimento com a substituição de cerca de 75 estacas de apoio. O serviço foi realizado pelos servidores do Horto Florestal da Secretaria do Meio Ambiente.

O próximo plantio está previsto para ocorrer no dia 18/12, nas imediações da Ponte de Ferro, divisa entre Lajeado e Arroio do Meio.

 

Saiba mais sobre o Lajeado Mais Verde

O Lajeado Mais Verde tem o objetivo de promover e incentivar a arborização urbana responsável, que implica tanto o manejo adequado das plantas existentes quanto o plantio de novas mudas. Como parte deste manejo adequado, pode ser necessária a poda ou mesmo a supressão de árvores. Neste caso, é necessária a autorização prévia do poder público. Técnicos da Sema fazem a avaliação das condições da planta antes de permitir qualquer mudança na sua estrutura. Sempre que uma planta deste tipo é retirada, o responsável tem a obrigação de compensar as árvores retiradas com novos plantios, o que ajuda a manter a cobertura verde do município. Mesmo em árvores retiradas da via pública, a mesma reposição é exigida, e o próprio poder público também é obrigado a fazer a compensação.

 

 

Assessoria de Imprensa de Lajeado