Meio Ambiente Lajeado

Projeto Lajeado Mais Verde realiza plantio de 80 mudas no Parque dos Dick

Na terça-feira, 11/06, servidores da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag) deixaram o Parque Professor Theobaldo Dick (Parque dos Dick), ainda mais arborizado. Integrando o projeto Lajeado Mais Verde, a equipe plantou 80 mudas de diversas espécies nos canteiros do Parque.

Esse plantio estava previsto para acontecer no domingo, 09/06, durante o evento Sustentar, mas em função da chuva, não pôde ser realizado.

Conforme a engenheira florestal da Sema, Sabrina Marques Wolf, as mudas plantadas são de grande porte e das espécies caroba (Jacaranda micrantha), goiabeira-serrana (Acca sellowiana), alecrim (Holocalyx, balansae), guajuvira (Cordia americana), sete-capotes (Campomanesia guazumifolia), uvaia (Eugenia pyriformis), louro (Cordia trichotoma), cocão (Erythroxylum sp), ipês-branco (Handroanthus roseoalba), ipê-amarelo (Handroanthus albus), tarumã (Vitex megapotamica) e guamirim (Myrcia sp).

Ainda, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) prevê o plantio de mais 200 mudas na área do Parque, para a recuperação florística e paisagística dos canteiros onde foram removidos eucaliptos em 2017, a pedido do Ministério Público.

Saiba mais

O Lajeado Mais Verde tem o objetivo de promover e incentivar a arborização urbana responsável, que implica tanto o manejo adequado das plantas existentes quanto o plantio de novas mudas. Como parte deste manejo adequado, pode ser necessária a poda ou mesmo a supressão de árvores. Neste caso, é necessária a autorização prévia do poder público. Técnicos da Sema fazem a avaliação das condições da planta antes de permitir qualquer mudança na sua estrutura. Sempre que uma planta deste tipo é retirada, o responsável tem a obrigação de compensar as árvores retiradas com novos plantios, o que ajuda a manter a cobertura verde do município. Mesmo em árvores retiradas da via pública, a mesma reposição é exigida, e o próprio poder público também é obrigado a fazer a compensação.

Assessoria de Imprensa de Lajeado