Arte RS Arroio do Meio RSS

Projeto leva artesanato para idosas do interior

Neste mês o projeto segue para o Distrito de Palmas (Foto: Maica Viviane Gebing)

Encontros de integração, arte e aprendizado. Assim são as oficinas semanais de artesanato realizadas através do projeto Terceira Idade: Vida e Movimento. A primeira etapa ocorreu no Distrito de Forqueta, no período de 10 de abril a 29 de maio, sob coordenação da artesã Ivone Rheinheimer. Ao todo foram sete encontros, onde as participantes produziram caixinhas de madeira, com técnicas desde a lixação até a pintura e embelezamento das mesmas.

Neste mês o projeto segue para o Distrito de Palmas, com oficinas a partir de 12 de junho, em local a ser divulgado. Idosas da localidade interessadas em participar podem se inscrever no Departamento dos Idosos/Subsolo da Prefeitura Municipal, ou na Subprefeitura de Palmas. A previsão é de sete a oito encontros semanais.

De acordo com a Coordenadora dos Idosos, Diana Ames, o principal objetivo do projeto é levar uma atividade saudável e dinâmica para os idosos do interior, visando a autoestima e a integração dos mesmos. As participantes relatam que a experiência foi única, já que nenhuma conhecia a técnica de pintura em madeira. “Uma atividade nova para Forqueta, foi muito bom e também uma forma de reencontrar pessoas”, afirma Hedviges Weizenmann, 78 anos. “Muito bom porque é perto de casa e adorei trabalhar com pintura”, reforça Liane Scherer, 63.

Texto: Ascom Arroio do Meio