Artigos - Educação

Projeto Lume Kids proporciona aulas de Educação Financeira

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A Educação Financeira é essencial para qualquer pessoa que quer estabilizar o orçamento, adquirir bens, investir e ter boas condições de vida. Tendo consciência de que este conteúdo deve ser trabalhado nas Escolas, em 2016, a LUMECEP implantou o Projeto Lume Kids. Atualmente 98 alunos, dos 5 aos 15 anos, frequentam aulas de inglês, informática, educação financeira e liderança, através do programa “O líder em mim”.

De uma forma lúdica e com atividades adaptadas conforme a faixa etária das crianças, as aulas de Educação financeira proporcionam noções de finanças, para que os alunos conheçam o valor do dinheiro e aprendam a fazer boas escolhas com as possibilidades que terão na vida.

“Na Educação Financeira trabalhamos a valorização que o aluno deve ter com o dinheiro; desenvolvemos hábitos de consumo consciente; a importância do planejamento para adquirir algo e ainda desenvolvemos o hábito de poupar fazendo o aluno refletir se realmente precisa investir seu dinheiro. Além de abordar estes assuntos através de atividades diversas, trabalhamos com sites e jogos direcionados à Educação Financeira”, explica a professora Marília Lancini.

A educação financeira é um pilar na formação dos futuros trabalhadores, consumidores e investidores. Com o intuito de trabalhar estes conceitos de forma lúdica, a professora faz uso de jogos educativos, como por exemplo, o jogo Banco Imobiliário Sustentável. A atividade tem como principal objetivo fazer com que os alunos se interessem pelo mercado financeiro, aprendam importantes conceitos de economia por meio da simulação de negociações de propriedades e, além disso, trabalha a sinergia do grupo.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

“Percebo uma grande evolução nos alunos. No decorrer das aulas eles organizam em tabelas tudo o que ganham e gastam no mês. Eles relatam que estão comprando somente o necessário para alcançar os seus Objetivos. Estão conseguindo administrar o dinheiro, guardando parte do que ganham para realizar a sua Meta do ano”, adiciona Marília.

Tudo isso já está sendo percebido pela Michele Tovar Mottin, que é mãe da aluna Valentina. Para ela o projeto Lume Kids está impactando positivamente na vida das crianças. “Elas aprendem desde cedo a dar valor ao dinheiro, economizar, saber como gastar e como aplicar. Minha filha já pensa duas vezes antes de comprar. Também está aprendendo a dar valor a outras coisas, como o gasto de luz e de água”, explica Michele. Ela ainda destaca que o projeto Lume Kids está sendo muito válido para o desenvolvimento da filha. “Além da educação financeira tem o inglês que está fantástico. No líder em mim, através do estudo dos 7 hábitos, percebo a diferença na relação em como lidar com as pessoas, com as coisas e com as necessidades. Além disso, as reuniões, o trabalho e a forma como são apresentadas as avaliações, onde as crianças mostram o que aprenderam, está muito legal”.

A instabilidade econômica que afetou o Brasil recentemente deixou a população em alerta. Em virtude disso, a educação financeira pessoal é fundamental, pois influencia diretamente nas decisões econômicas dos indivíduos e das famílias.

“Educar é preparar para os desafios da vida. Por este motivo, a educação financeira de uma criança abrange componentes que vão além dos conceitos econômicos, sendo importante uma atenção especial à preparação dos mais novos, quanto ao uso correto de suas economias, para que cresçam responsáveis e bem informados. O caminho mais fácil começa desde cedo, principalmente em relação à segurança financeira, por meio de bons investimentos e economias”, conclui a professora Marília.

Lume Kids
Se você quiser obter mais informações sobre o Projeto Lume Kids, pode acessar o link http://www.lumeonline.com.br/cursos/lumekids-construindo-o-amanha, ligar para o fone (51) 3751-6812 ou enviar um e-mail para marketing@lumeonline.com.br.

Texto: Portal Região dos Vales