Destaques Lajeado

Projeto MovimentAÇÃO promove oficinas de Comunicação Social para jovens

movimentacao-foto-sem-logo_capa1482491395875O bairro Santo Antônio receberá, em março do próximo ano, o Projeto MovimentAÇÃO, desenvolvido pelos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) Centro e Planalto em parceria com a Univates, Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Slan), Projeto Vida e Associação de Assistência à Infância e à Adolescência (Saidan). A ação coletiva envolverá também os atores da rede de Proteção Social Básica do município de Lajeado, e tem como objetivo a execução de Oficinas de Comunicação Social para jovens de 12 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social.

As oficinas acontecerão em dois momentos. Primeiramente os participantes irão aprender técnicas e manuseio dos equipamentos audiovisuais e, posteriormente, a prática das atividades no território. Todo o processo será acompanhado por uma equipe interdisciplinar composta por jornalista, psicólogas, assistentes sociais e bolsistas do curso de Comunicação Social da Univates. O território escolhido para esta ação foi o bairro Santo Antônio, considerando o índice de vulnerabilidade socioeconômica e o volume de encaminhamentos aos serviços do Cras advindos dessa área.

O produto final destas oficinas consistirá na propagação de boas notícias sobre o bairro por meio da publicação de matérias em jornais, rádios, sites e redes sociais. A psicóloga Daniane D’Agostino cita que o contato com esse ofício poderá despertar nos jovens o desejo pela profissionalização e a descoberta de novas habilidades. “Os jovens comunicadores atuarão como disseminadores da cultura de paz, promovendo a comunicação não-violenta e as ações positivas desenvolvidas naquele território”, completa.

Poderão participar do projeto adolescentes que atendam aos critérios do CADÚnico, que contempla famílias com baixa renda e alguma situação de vulnerabilidade, público prioritário dos Cras. As inscrições para as oficinas acontecerão a partir de janeiro de 2017 em ambos os Centros, na Slan, na Saidan e no Projeto Vida Santo Antônio. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3982-1090.

Texto/Foto: Camille Lenz da Silva