Rural - Agricultura Relvado

Projeto-piloto implanta filtro de ciclo lento em propriedade de Relvado

Um projeto-piloto realizado pela Emater/RS-Ascar desde o mês de julho, na propriedade do agricultor Diego Bampi, de Relvado, teve o objetivo de implantar um filtro de água de ciclo lento no local. A ação surgiu a partir de uma demanda da empresa JBS, já que o produtor possui um sistema de confinamento de até 1000 suínos que é integrado à indústria. “A intenção era a de melhorar a qualidade da água da fonte, que passaria por uma fase de testes com vistas a reduzir a turbidez da água, separando as impurezas físicas e biológicas”, explica o extensionista da Emater/RS-Ascar Marcelo Figueiredo Ramos.

 

Ainda no mês de julho, o sistema foi construído a partir do uso de pedregulhos, britas, areia, carvão e manta, que viabilizariam a filtragem. “Após o enchimento dos barris com este material fez-se escoar a água da fonte para o filtro, com a finalidade limpar a água”, salientou o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Marcelo Brandoli, que também integrou a equipe que operacionalizou o projeto-piloto. “Após quinze dias de fluxo de água contínuo, já foi possível fazer uma análise da água da fonte que saía do filtro para verificação da eficácia em termos físicos e biológicos”, afirmou Brandoli.

 

Agora, passados cinco meses deste monitoramento é possível observar um resultado positivo no que diz respeito à turbidez da água. “Ainda assim, com relação ao funcionamento do filtro como um todo, foi necessário fazer alguns ajuestes quanto a pressão de entrada e saída da água no filtro, mudando sua posição para um ponto mais elevado, o que, com a instalação de um redutor de pressão, possibilitou este ajuste”, frisa Ramos. Também participaram do trabalho, os extensionistas Cezar Burille, Nilo Campos Teixeira e Paulo Severgnini. A Emater/RS-Ascar executa o trabalho de extensão rural por meio de convênio com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado.

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Lajeado

Jornalista Tiago Bald