Economia Política Lajeado

Projeto Prefeitura no Bairro conversa com a comunidade do São Bento

Prefeito Marcelo Caumo apresentou melhorias que estão sendo feitas pela prefeitura – Fotos de Francini Ledur

Dezenas de pessoas participaram, na noite de segunda-feira (17/06), no ginásio São Bento, do encontro que se destina a estreitar o diálogo entre o Poder Executivo e a população. A reunião integra o Projeto “Prefeitura no Bairro”, realizado pela Prefeitura de Lajeado com o objetivo de levar as demandas de cada comunidade diretamente à administração para que sejam avaliados os pedidos e encaminhadas as soluções dos principais problemas. Semanalmente, ocorrem reuniões em um ou dois bairros de Lajeado – a cidade tem 27 bairros. Já ocorreram reuniões no Campestre, Montanha, Imigrante, Bom Pastor e Igrejinha. Ao longo dos próximos meses, todos os bairros receberão um evento deste tipo.

Da administração, estavam presentes o prefeito Marcelo Caumo, o secretário municipal do Planejamento e Urbanismo, Rafael Zanatta, o ouvidor-geral, Gunther Meyer, a coordenadora da Atenção Básica da Saúde, Nilse Gemelli, o coordenador da Limpeza Pública, Sérgio Feldens, além de técnicos do município. A exemplo dos outros encontros, o prefeito conduziu uma apresentação sobre a Prefeitura de Lajeado, seus principais dados e números, projetos em andamento, obras que estão sendo feitas e dados sobre o bairro. Depois, o secretário do Planejamento, Rafael Zanatta, apresenta o projeto do novo Plano Diretor para o bairro, detalhando o que o projeto, que foi encaminhado para apreciação da Câmara de Vereadores, prevê para aquela localidade.

Após, houve um momento de conversa para que os moradores pudessem discutir temas de seu interesse. No caso do Bairro São Bento, as principais demandas da localidade foram a execução de uma área de lazer, como uma praça ou um parque no bairro, a instalação de uma academia ao ar livre, a construção de uma calçada de passeio ao longo da rodovia e melhoria nas ligações de ruas dentro do bairro com outros bairros.

As reuniões com a comunidade começaram a acontecer em 2017, quando 30 encontros foram realizadas em todos os bairros da cidade para ouvir a comunidade sobre suas demandas em relação ao planejamento do futuro da cidade para servir de base para a elaboração do novo Plano Diretor Lajeado 2040.

O conteúdo da apresentação feita no bairro São Bento pode ser vista aqui: http://twixar.me/Kcxn

O projeto “Prefeitura no Bairro”

O projeto “Prefeitura no Bairro” tem o objetivo de aproximar as comunidades e a administração, prestar contas do que já foi realizado no município e ouvir os moradores de cada região sobre suas principais demandas. Para isso, serão realizadas dezenas de reuniões comunitárias em todos os bairros do município. As reuniões contarão com a presença das lideranças do município. Os encontros são abertos a toda comunidade de cada região, basta comparecer ao local no dia e hora marcados. Os dias, horários e locais das reuniões estão sendo combinados com os presidentes das associações de bairro. Em caso de dúvidas ou informações, o contato é a Ouvidoria da Prefeitura: (51) 3982-1491 ou ouvidoria@lajeado.rs.gov.br

 

Confira o calendário atualizado. Os encontros dos outros bairros ainda estão sendo marcados:

Data e horário Bairro Local

18/06 – 19h

Carneiros

Ginásio EMEF Porto Novo

24/06 – 19h

Santo André

Ginásio do bairro

25/06 – 19h

Americano

Sede da Associação de

Funcionários da antiga CEEE

02/07 – 19h

Centenário

Comunidade Católica Santa

Terezinha

04/07 – 19h

Conventos

Colégio Sinodal de Conventos

09/07 – 20h

Morro 25

Ginásio do Bairro

11/07 – 19h Olarias
Auditório do IFSul
16/07 – 19h Jardim do Cedro
A definir
23/07 – 19h São Cristóvão
SER São Cristóvão
25/07 – 19h Hidráulica
Sede da Associação dos Moradores
30/07 – 19h Planalto Ginásio da EMEF Lauro Mathias Muller
01/08 – 19h Moinhos d’Água
A definir
06/08 – 19h Santo Antônio
Ginásio na rua Igrejinha
08/08 – 19h Nações
Sede da Associação dos Moradores

 

Assessoria de Imprensa de Lajeado