Economia Política Serviços Lajeado

Projeto Prefeitura no Bairro vai ao bairro Morro 25

A noite de terça-feira (13/08) foi o momento de o bairro Morro 25 receber a reunião do projeto Prefeitura no Bairro. Na sala do Clube de Mães, dentro do ginásio do bairro, moradores da região se encontraram para falar sobre o bairro, conhecer mais sobre as ações da Prefeitura e falar de suas demandas para as lideranças do município. O próximo encontro será no bairro Planalto na quinta-feira, 15/08, às 10h, no Ginásio da EMEF Lauro Mathias Muller.

Na reunião do Morro 25, estavam presentes o prefeito Marcelo Caumo, a vice-prefeita Gláucia Schumacher, os secretários do Planejamento e Urbanismo, Rafael Zanatta, da Educação, Vera Plein, da Saúde, Cláudio Klein, da Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Reckziegel, do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura, André Bücker, o coordenador de Limpeza Urbana, Sérgio Feldens, e o ouvidor do município, Gunther Meyer, além de técnicos de diversos setores.

O prefeito fez a apresentação inicial sobre a Prefeitura de Lajeado, seus principais dados e números, projetos em andamento e obras que estão sendo feitas. Após, o secretário do Planejamento, Rafael Zanatta, apresentou o projeto do novo Plano Diretor para o bairro, detalhando a proposta que foi encaminhada para apreciação da Câmara de Vereadores e o que prevê para aquele local.

No momento da conversa, para solicitações e sugestões, as principais demandas apresentadas pela comunidade foram: apoio para a ampliação da cozinha da associação dos moradores (sobre a qual o prefeito propôs uma parceria com os moradores), reinstalação de um quebra-molas na avenida Beira Rio, ampliação dos horários do médico no posto do bairro, um projeto de contraturno para as crianças dentro do bairro (já há vagas disponíveis para as crianças no Projeto Vida Santo Antônio), pavimentação da rua da igreja, melhorias na Rua da Divisa, conclusão da cancha esportiva junto à Rua Maria Francisca, melhorias no transporte coletivo (o processo licitatório para concessão dos ônibus está em andamento), melhorias de área de lazer (há um projeto para limpar a lagoa e revitalizar os espaços para transformar em parque).

Semanalmente, ocorrem reuniões em um ou dois bairros de Lajeado – a cidade tem 27 bairros. Já ocorreram reuniões no Campestre, Montanha, Imigrante, Bom Pastor, Igrejinha, São Bento, Carneiros, Santo André, Americano, Centenário, Conventos, Olarias, Jardim do Cedro, São Cristóvão, Hidráulica, Moinhos D´Água, Santo Antônio, Das Nações e agora Morro 25. Ao longo das próximas semanas, os bairros que ainda faltam receberão o evento.

O conteúdo da apresentação feita no bairro Morro 25 pode ser conferido clicando aqui.

O projeto “Prefeitura no Bairro”

O projeto “Prefeitura no Bairro” tem o objetivo de aproximar as comunidades e a administração, prestar contas do que já foi realizado no município e ouvir os moradores de cada região sobre suas principais demandas. Para isso, serão realizadas dezenas de reuniões comunitárias em todos os bairros do município. As reuniões contam com a presença do prefeito e de lideranças do município. Os encontros são abertos a toda comunidade de cada região, basta comparecer ao local no dia e hora marcados. Os dias, horários e locais das reuniões estão sendo combinados com os presidentes das associações de bairro. Em caso de dúvidas ou informações, o contato é a Ouvidoria da Prefeitura: (51) 3982-1491 ou o e-mail ouvidoria@lajeado.rs.gov.br

Confira o calendário das reuniões:

Data e horário

Bairro

Local

15/08 – 19h

Planalto

Ginásio da EMEF Lauro Mathias Muller

20/08 – 19h

Floresta

Ginásio do bairro

26/08 – 19h

Florestal

Ginásio do bairro

29/08 – 19h

Conservas

Ginásio do bairro

03/09 – 19h

Moinhos

Ginásio do Projeto Vida

05/09 – 19h

Universitário

EMEF Universitário (mezanino)

Crédito da foto Francini Ledur
Assessoria de Imprensa de Lajeado