Cultura RS Eventos Destaques

Projeto Saudades do Pago evidencia músicos que vivem longe do nosso estado

Fernando Graciola é idealizador e curador do projeto

Websérie une artistas que escolheram outras cidades para fazer sua morada e mostrar a cultura do Rio Grande do Sul

O projeto cultural Saudades do Pago visa enaltecer e destacar artistas gaúchos que vivem fora do nosso Estado, mas que continuam valorizando a cultura gaúcha e mostram a força que a nossa música tem em qualquer parte do mundo, independentemente de gênero, estética ou estilo. Do folclórico ao contemporâneo, do erudito ao popular, cada um dos convidados representa uma faceta da nossa arte musical, evidenciando, assim, a pluralidade que o Rio Grande do Sul é capaz de produzir.

De acordo com o curador do projeto, o encantadense e violonista Fernando Graciola, a iniciativa surgiu “quando me dei conta de que a pandemia nos impôs um modo de vida ‘diferente’. Então, com certa dose de empatia, que nunca é demais, coloquei-me no lugar das pessoas que, por alguma ou outra razão, estão vivendo longe de casa e dos seus, nesse momento tão desafiador ao qual o mundo inteiro está sucumbido”.

Graciola ainda destaca que, como artista, percebeu que a “saudade do pago” pode ganhar dimensões ainda maiores quando encarada por pessoas que têm a sensibilidade mais aflorada. “Foi aí que comecei a pensar em meus amigos e amigas que, nesse momento, encontram-se fora do Rio Grande do Sul, sobrevivendo física e espiritualmente através da Música que acreditam. Seja por oportunidade profissional ou para cumprir algum estágio da formação profissional ou apenas para buscar momentaneamente novas experiências”, expõe o curador.

Os artistas convidados irão evidenciar a diversidade, isto é, o plural. Ao todo 8 músicos participarão da websérie, sendo eles: Ronison Borba, acordeonista residente na cidade de Castelo Branco (Portugal); Mauro Madruga, trombonista e morador da cidade de Ribeirão Preto (Brasil); Paloma Pitaya, violinista que atualmente reside em Córdoba (Espanha); Lênin Corrêa, pianista e morador da cidade de Rondonópolis (Brasil); Tiago Daiello, contrabaixista residente na cidade de São Paulo (Brasil); Paula Rodríguez, cantora argentina que adotou a cidade de Santa Maria (Brasil) para fazer sua morada; Dani Barilli, guitarrista e residente em Dublin (Irlanda) e Gabriel Selvage, violista e morados de Lisboa (Portugal).

Além da entrevista com os músicos, que contarão um pouco da sua história e do seu dia a dia, cada um dos convidados gravará uma aula sobre seu instrumento. Todo o conteúdo do projeto estará disponível na fanpage do Portal Região dos Vales e no canal do Youtube. As entrevistas e aulas também estarão disponíveis no site do projeto www.saudadesdopago.com.br, a partir do dia 1º de novembro.

Este projeto conta com o patrocínio de Ciamed Distribuidora de Medicamentos e Rota Indústria Gráfica. A realização é do Região dos Vales Comunicação Digital e o financiamento do Pró-cultura RS LIC, da Secretaria da Cultura, do Estado do Rio Grande do Sul.

 

Assessoria de Imprensa