Esporte Educação Lajeado

Projeto Social do Ceat/Bira movimenta mais de 100 alunos em dia de integração

Na última semana as escolinhas de Basquete do Projeto Social Ceat/Bira realizaram amistosos entre 3 escolas EMEFs participantes: Campestre, Vida Nova e Santo André. As atividades, que aconteceram na EMEF Vida Nova, envolveram mais de 100 alunos na parte da manhã e da tarde. O dia também foi marcado pela entrega das camisas a boa parte dos 200 novos participantes do projeto.

Segundo o professor das escolinhas, Gustavo Lawisch, os alunos estavam ansiosos antes das partidas. “Por ser o primeiro encontro deles esse ano e para alguns a primeira partida de um jogo de basquete, eles estavam ansiosos. Mas, no decorrer da atividade, venceram a timidez e a integração aconteceu de forma muito proveitosa para todos”, comenta. Segundo o treinador, o foco do projeto social é no aspecto lúdico do esporte. “A ideia é sempre trabalhar a coletividade do basquete, os jogos são feitos respeitando as faixas etárias para termos equilíbrio nos jogos e sempre levando muito em consideração a questão da disciplina, do respeito com seus colegas e com a outra equipe”, explica Lawisch.

 

Atletas do projeto social participam de outras atividades

Além de participar de amistosos, os integrantes das escolinhas do projeto social tiveram a oportunidade de participar de jogos de integração antes dos jogos oficiais do Campeonato Gaúcho de Basquete. Em torno de 40 crianças participaram de equipes mistas que fizeram preliminar dos jogos do campeonato em Lajeado, no último dia 25 de maio. Eles também puderam assistir à competição.

Outra oportunidade oferecida aos atletas do projeto social foi viajar, neste final de semana (dia 1), para participar da Copa RS de Basquete sub 10 e sub 12. Foram 24 alunos que participaram dos jogos recreativos. Para o coordenador esportivo do Ceat/Bira, Clairton Wachholz, o Xis, o momento foi de muito aprendizado. “Por meio do Projeto Social, proporcionamos a essas crianças não apenas a prática do esporte mas também conhecer outras realidades, outras cidades, jogar com outras equipes. A integração, fazer novos amigos, tudo isso faz parte do projeto. O momento serviu também para que as crianças vissem a equipe sub 12 de competição jogar e sonhar fazer parte desta equipe ano que vem”, analisa Xis.

 

Saiba mais sobre o projeto

O Projeto Social Ceat/Bira praticamente dobrou sua abrangência em 2019. Enquanto em 2018 as escolinhas atendiam mais de 200 crianças e adolescentes em diversas escolas de Lajeado, este ano o número subiu para mais de 400 crianças atendidas. Participam das atividades, no turno oposto ao escolar, alunos das escolas municipais de Lajeado EMEF Campestre, EMEF Lauro Mathias, EMEF Universitário, EMEF Porto Novo, EMEF Alfredo Lopes, EMEF Vida Nova e EMEF São Bento e EMEF Francisco Oscar Karnal.

Conforme o professor, o projeto social também incentiva os atletas que se destacam nas equipes e querem intensificar os treinos. “Os alunos que se destacam e que tem essa motivação, são encaminhados às equipes de competição do Ceat/Bira. Mas, aqui, a ideia é muito mais trabalhar a coletividade, o aspecto lúdico e recreativo do basquetebol, o que traz ganhos também na questão da disciplina e do espírito de grupo entre os praticantes”, comenta o Lawisch.

Ao longo do ano serão realizadas confraternizações e jogos amistosos entre as escolas, integrando os participantes do projeto. O Colégio Evangélico Alberto Torres também sediará o encontro oficial bianual do projeto, que deve acontecer em junho e novembro.

As categorias de base do Ceat/Bira, tanto Basquete quanto Voleibol, contam com a parceria da Prefeitura Municipal de Lajeado. São patrocinadores a Univates, Docile e Fruki. São apoiadores a Pizzaria Chef Leon, Grupo Scapini, Unimed, Vidraçaria Lajeadense, Kikão Lanches, Lojas Dullius, Fisioterapeuta Felipe Graziola, Padaria Suíça, Elux Engenharia Elétrica, Restaurante Prâmios, Restaurante Henicka, Restaurante Tombado, Restaurante Bom Gosto, Restaurante Guth, Restaurante Q’Delícia, Capricho de comida, Beef Haus, Farol Lanches, Restaurante Bifão e Restaurante Moenda.

 

Assessoria de Imprensa CEAT