Saúde RSS Bom Retiro do Sul

Projeto Viver Melhor atende 140 idosos do município

Idosos participam das atividades (Foto: Divulgação)
Idosos participam das atividades (Foto: Divulgação)

O projeto tem por finalidade proporcionar para a comunidade bom-retirense, de forma contínua, atividades de integração,  educativas, recreativas, esportivas, físicas, de lazer e espaço de convivência aos idosos. O Projeto atende as comunidades de Cruz das Almas, Goiabeira, São Jorge, São Francisco/Imigrante, Laranjeiras, Alto da Bronze, Barra do Silva Jorge, Faxinal Silva Jorge e Faxinal João da Costa.

As atividades são realizadas pela educadora física, Bruna Chagas e acompanhadas pela Técnica de Referência do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos (SCFV), Assistente Social, Ana Paula Schwertner.

São realizados encontros semanais nas comunidades. Ao todo são atendidos pelo Projeto mais de 140 idosos pelo Projeto Viver Melhor que é vinculado ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Durante a semana passada e início desta semana alguns grupos se organizaram e realizaram a tradicional Festa Junina com direito a casamento caipira, quadrilha, vestimentas típicas e os tradicionais comes e bebes.

Conforme Ana Paula, é trabalhado com os idosos, o desenvolvimento de suas potencialidades para ter consciência de si mesmo e de sua cidadania, para que eles atuem e interajam no contexto em que vivem. E que promovam a conquista das transformações sociais, criando condições para sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade e a melhoria de sua qualidade de vida.

Texto: Portal Região dos Vales/Ascom Bom Retiro do Sul