Geral Mato Leitão

Projetos de denominação de ruas são aprovados

A Câmara de Vereadores aprovou nesta semana, na sessão ordinária da terça-feira, 7, os projetos de lei que instituem denominação oficial para cinco vias públicas no núcleo habitacional de Linha Dresch. É mais uma etapa do projeto, iniciativa da Prefeitura, na regularização de 65 imóveis.

O trabalho vai possibilitar a escrituração individualizada dos terrenos. Os nomes das vias, homenageando Idalina Dresch, Elane Teresinha de Menezes, Odilo José Dresch, Guilherme José de Souza e Hélio Ribeiro, foram sugeridos e aprovados pelos moradores durante reunião em abril.

A denominação das principais ruas facilita a localização dos moradores, novas moradias (exigência da RGE Sul) evitando ainda custos futuros com alterações nas escrituras. A Prefeitura trabalha na regularização de dois núcleos habitacionais: Dresch (65 imóveis) e arredores do Loteamento Amizade (72 imóveis).

 

CONTRATAÇÃO

Na reunião desta semana os vereadores aprovaram ainda a contratação emergencial de um Médico Veterinário que atuará na aplicação de vacinas de brucelose, castração bovina e suína, além de substituir servidor em período de férias.

Outra contratação aprovada envolve um Monitor de Escola, com formação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) para atuar na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ireno Bohn.

 

HOMENAGENS

– Idalina Dresch: foi casada com João Ernesto Dresch, com qual teve 3 filhos; Ary, Odilo e Iroy. Era proprietária da área de terras, atual Linha Drech. Ficou viúva em 1937 quando o marido morreu num acidente (queda de árvore).

– Elane Teresinha de Menezes: casada com Derli Pereira de Menezes, sempre trabalhou na agricultura familiar, mas também lutou muito pelas comunidades onde morou. Foi candidata a vereadora, ficando na suplência, assumindo cadeira no Legislativo em 3 oportunidades (2206, 2008 e 2009). Trabalhou como Agente Comunitária da Saúde e diretora do Departamento de Desenvolvimento Social.

– Odilo José Dresch: com 5 anos perdeu o pai (João Ernesto). Ainda menino teve que assumir, junto com a mãe e seus dois irmãos, a tarefas do dia a dia. Casou-se com Felisberta de Souza e dessa união nasceram os filhos Fernando, Sílvia e Alexandre.

– Guilherme José de Souza: homem simples e de muita fé, sempre trabalhou e cultivou terras alheias como agregado ou meeiro, pois não possuía terras. Teve 7 filhos com a esposa Rosalina Alves de Carvalho: Felisberta, Arnildo, Delebardina, Loraca, Luci, Olavo e Vanda.

– Hélio Ribeiro: adquiriu área em Linha Dresch em 2000. Dois anos após fixou residência e começou a produzir mudas de erva-mate. Em 2011, com o auxílio do filho Moisés, iniciou trabalho com a planta Flor do Deserto. Da união com Ladi de Borba Ribeiro, nasceram os filhos Abel e Moisés.

 

Assessoria de Imprensa Mato Leitão