RS RSS Eventos Muçum

Projetos e baixa segurança impedem realização do carnaval de Muçum

Administração investirá em áreas como saúde e educação (Foto: Divulgação)
Administração investirá em áreas como saúde e educação (Foto: Divulgação)

O tradicional Carnaval de Rua de Muçum poderá não ser realizado em 2018. A administração municipal não assumirá responsabilidade já que uma série de projetos nas áreas de saúde, educação, esporte, turismo e infraestrutura, que demandam uma contrapartida do município, tornam inviável o investimento. Além disso, a falta de segurança para tal, tendo em vista o baixo número de policiais efetivos, inviabilizaria.

Para este ano, além da construção do Parque de Máquinas – que, inclusive, já iniciou – o governo de Muçum planeja a revitalização da Praça do Imigrante, a construção de 12 novas salas para a Unidade de Saúde e a construção de uma área coberta para prática esportiva na Linha 28 de Setembro e outra no bairro Marcolin, entre outras obras.

Todas as obras recebem recursos federais, no entanto, ambas exigem uma complementação do município. Ademais, o prefeito Lourival de Seixas lembra que sua gestão sempre observou a educação como um dos grandes compromissos do Poder Público, sendo que o setor exige gastos frequentes. “Tenho que cumprir com minha palavra e efetuar as obras que sempre julgamos importantes ao município. Não podemos prejudicar isso em razão da realização do carnaval”.

Outro fator relevante é a diagnosticada falta de segurança para a realização do evento, já que é de conhecimento geral o baixo número de policiais efetivos nos municípios da região. O prefeito salienta que a administração deve prezar pela segurança de munícipes e foliões que eventualmente viriam a Muçum. “Seria uma irresponsabilidade realizarmos um evento deste porte sem condições de oferecermos a segurança necessária aos foliões”, frisa.

Contudo, Seixas diz que nada impede que alguma entidade assuma a responsabilidade de realizar o carnaval, desde que encontre alguma forma de oferecer segurança absoluta e subsidie outros gastos comuns em acontecimentos do tipo.

Texto: Ascom Muçum