Geral Bom Retiro do Sul

Projetos homenageiam Heron Leite e Plínio da Silva em novos espaços públicos

O Executivo de Bom Retiro do Sul encaminhou para a Câmara de Vereadores, dois projetos de lei que visam denominar dois espaços públicos em homenagem a cidadãos que contribuíram para o desenvolvimento do município na prestação de serviços públicos e no fortalecimento artístico e cultural.

Em um dos projetos é proposta a denominação de “Plínio da Silva Cesar” ao acesso para o Rio Taquari localizado junto a Rua São Manoel, no bairro Centro Cidade Baixa, recentemente reaberto pelo município.

No outro projeto é proposta a denominação de “Heron Leite” ao novo espaço construído para a Feira do Produtor Rural e Artesão junto ao Parque Pôr do Sol.

Para que as homenagens possam ser feitas em memória aos homenageados, é necessária a aprovação dos projetos pela Câmara de Vereadores.

Histórico dos homenageados

Plínio da Silva Cesar: nasceu no dia 25 de abril de 1925, no interior de Cruzeiro do Sul, vindo a residir posteriormente na Linha Figueira. Em 1961, foi trabalhar nas fundações da Barragem Eclusa, onde permaneceu até 1971.

Em 1972, Plínio começou a trabalhar na prefeitura de Bom Retiro do Sul onde trabalhou até 1978, quando se aposentou e passou a construir caicos, arte que transferiu a seus filhos, como forma de melhorar a renda familiar. Acometido por uma doença, Plínio faleceu em 16 de maio de 2008.

 

Heron Dênis Leite: nasceu no dia 15 de dezembro de 1990, em Bom Retiro do Sul. Sua vida foi marcada pela participação no Centro de Tradições Gaúchas Querência do Gaúcho de Colinas, no CTG Querência da Amizade de Bom Retiro do Sul e também na Escola de Samba Inhandava. Por estas entidades, Heron dedicou todo o seu talento e deixou sua marca no fortalecimento da paixão e da tradição gaúcha, assim como pelo carnaval e sua alegria.

Em 2012, Heron concorreu a Vereador pelo município de Bom Retiro do Sul. Ele atuava também com decorações de festas e eventos. Ele era proprietário, juntamente com sua mãe, Dalva Leite, da agroindústria Doce Alquimia. Heron faleceu no dia 08 de agosto de 2016.

 

 

Assessoria de Imprensa de Bom Retiro do Sul – Fotos: Fernando Dias