Artigos - Geral

“Propósito – Você tem um propósito de vida?” – por Márcia Sehn

Márcia Sehn (Foto: Divulgação)
Márcia Sehn (Foto: Divulgação)

Você tem dúvida se escolheu a carreira certa, e muitas vezes você se sente perdido, não sabe se continua a investir em sua primeira escolha, ou quem sabe, se talvez fosse melhor dar um novo direcionamento para sua vida profissional?

Embora você se faça muitas perguntas, na maioria das vezes, as respostas confundem ainda mais sua cabeça, deixando-o atordoado, sem rumo e literalmente desmotivado, perdido e sem foco.

Ainda que pareça muito simplista esta fórmula de solução, o que realmente falta em sua vida é senso de propósito e missão no trabalho. É o propósito que te direciona e impulsiona. O propósito nos informa por que existimos, e isso direciona cada quem, onde, quando, o que e como.

O propósito cria a paixão, e é ela que nos sustenta na jornada, o que o psicólogo Abraham Maslow chamou de auto realização, para nos tornarmos tudo que podemos ser. Uma das ferramentas mais importantes de desempenho de alta performance profissional é a definição da sua missão no trabalho, no mundo, na vida pessoal.

Um indivíduo de alta performance sabe que tipo de pessoa quer ser, onde quer morar, quanto deseja ter de renda mensal, se prefere ser empregado ou empresário, que tipo de família quer construir, que carreira seguir e muito mais.
Saber exatamente o que te move todos os dias, para viver bem a vida, para ser feliz, ser produtivo em seu trabalho é o seu senso de propósito/missão. A habilidade de ter foco e persistência em suas metas é aumentada por um senso de propósito claro e apaixonado.

O propósito define a fundação de nossos valores, visão e metas. Também define a nossa originalidade no mundo.
Comece se perguntando: Quais são os reais amores de sua vida? Por que você se levanta pela manhã? Quais são as coisas que mais lhe dão alegria em viver? Como você expressa seu propósito diariamente?

Ter um projeto de vida, ou seja, um conjunto de metas e objetivos que dão verdadeiro sentido à sua vida faz toda a diferença em sua felicidade. A plenitude e felicidade passam pela declaração de propósito.

Mas como criar a missão se você não tem propósitos claros? Aí está a dica:
Valores – reconheça três valores pelos quais você se motiva e que devem guiá-los (por exemplo: família, liberdade, relacionamento).
Propósitos – crie pelo menos três propósitos sustentados por valores elevados.
Ganhos – se pergunte, o que você ganhará com isto. O que as pessoas à sua volta ganharão e o que a sociedade ganhará.
Sentimentos – pense em três sentimentos que você quer evitar em sua vida.
Competências – escolha três competências que você precisa para criar seu destino. (Por exemplo: disciplina, organização, persistência).

Siga estas dicas e estará pronta a sua lista de propósitos. Muitas pessoas não sabem ao certo sobre seus valores. Basta se perguntar, “o que é importante para mim?”.

Boa semana para todos!!

Marcia Sehn – Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Pós-Graduada em Liderança Estratégica de Negócios e Pessoas