Candelária RS RSS Rural

Propriedade de associada recebe aula da Escola do Leite

Turma participou de aula realizada em Candelária (Foto: Divulgação)

A residência da associada Dalva Knies (58) foi uma das propriedades que recebeu a estrutura da Escola do Leite, projeto itinerante da Dália Alimentos com aulas sobre a atividade leiteira. A aula foi realizada no dia 5 de setembro, na localidade de Linha do Sul em Candelária, e teve a participação de 18 alunos.

A propriedade de Dalva possui 17 hectares, sendo que destes, dez são destinados à bovinocultura leite que, diariamente, gera 290 litros de leite. O rebanho é constituído por 14 animais em ordenha de um plantel total de 26 vacas, novilhas e terneiras. A propriedade faz parte do Programa Leite Saudável e recebe assistência do técnico da Dália Cleiton Gass. Dalva é associada à cooperativa desde o ano de 2007.

A aula fez parte do sexto módulo da Escola do Leite e teve como tema “Produção de Forragens Conservadas”, sendo ministrada pelo técnico Norberto Macedo, que trabalha na região de Guaporé e que, além do conteúdo pragmático, também falou a respeito de como é a realidade com a atividade leiteira em sua região de atuação. Em cada aula, os associados aproveitaram para trocar e compartilhar informações e experiências na produção de leite.

No mês de outubro o módulo a ser trabalhado será “Criação de Terneiras e Novilhas”, ministrado pelo técnico Joel Manfron, da região de Encantado. A Escola do Leite possui dez módulos.

Texto: Ascom Dália Alimentos