RSS Rural - Agricultura Westfália

Propriedades rurais do interior passam por melhorias nos acessos

(Foto: Paloma Driemeyer Valandro)
(Foto: Paloma Driemeyer Valandro)

Considerada um dos principais eixos responsáveis pelo desenvolvimento de Westfália, a agricultura é destaque pela produção leiteira, de frango e de suínos. Pensando num melhor escoamento desta produção, a equipe da Secretaria de Agricultura trabalha intensamente na recuperação dos acessos às propriedades rurais, embora a instabilidade do tempo tenha prejudicado alguns dias de serviço.

Recentemente, produtores rurais de Linha Paissandu foram beneficiados com a ação. As equipes trabalharam nas propriedades de Hedo Dannebrock, Silvio Schröer, Luciano Kohl e Gilberto Magedanz. Apenas o acesso de Schröer e Kohl ainda necessita de ajustes finais, uma vez que se trata de uma nova entrada. No entanto, conforme o secretário de Agricultura, Vitor Cristiano Ahlert, a expectativa é de que o acesso seja finalizado nesta semana. As outras duas entradas já foram concluídos.

Na semana passada, a atenção se voltou à comunidade de Linha Frank, onde a escavadeira hidráulica trabalhou em diversas frentes, além dos acessos às propriedades rurais. Segundo Ahlert, em torno de quatro entradas devem passar por melhorias na localidade. “Depois será a vez da comunidade de Linha Berlim, onde também já temos diversos pedidos de melhoria em acessos”, ressalta o secretário de Agricultura.

A divisão do trabalho por regiões é uma das novidades da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente para este ano. A logística de trabalho diferenciada procura evitar o deslocamento do maquinário de um local para outro. Segundo Vitor Ahlert, é difícil organizar um esquema completo, a longo prazo. “São necessários ajustes diários. Mas a intenção é essa: definir uma região de trabalho por dia ou semana, por exemplo”, observa ele.

Levantamento da produção primária e incentivos
Neste começo de gestão, a Secretaria de Agricultura está realizando um levantamento dos incentivos que os agricultores vêm recebendo, de maneira fixa, do Município. Como exemplos, podem-se citar os benefícios da lona plástica, da aveia e azevém, e do adubo e uréia. Além disso, neste balanço os produtores rurais serão divididos em três faixas de produção, conforme a criação de cada um.

Através deste levantamento, a Secretaria de Agricultura pretende analisar os investimentos feitos nos produtores rurais e, por consequência, na agricultura. Na conclusão deste balanço, a pasta quer reavaliar os incentivos e repassá-los conforme a quantidade e o tipo de produção de cada agricultor westfaliano.

Conforme Ahlert, a intenção não é prejudicar os produtores rurais, apenas melhorar os benefícios. “Nós queremos diversificar as formas de incentivo aos nossos produtores, conforme a produção de cada um. Dessa forma, acredito que conseguiremos atender mais e melhor os anseios dos produtores de leite, suínos e aves”, enaltece.

A expectativa é de que o levantamento esteja finalizado até o mês de abril, quando então será agendada uma reunião com o Conselho Municipal da Agricultura para a apresentação do relatório. A partir disso, novos incentivos serão concedidos aos produtores rurais.

Texto: Portal Região dos Vales/Ascom Westfália