Saúde Encantado RSS Destaques

“Protocolos de Segurança do Paciente” são temas de palestra no Fórum de Enfermagem dos Vales

Logomarca Fórum de Enfermagem dos ValesBuscar a qualidade e segurança na prestação de serviços da saúde é o principal objetivo do 1º Fórum Regional de Enfermagem dos Vales, que ocorre no dia 17 de agosto, no Clube Comercial em Encantado. O evento é realizado pela Lume Centro de Educação Profissional, com a parceria técnica do Hospital Beneficente Santa Terezinha de Encantado. As inscrições podem ser feitas diretamente no site www.forumdeenfermagem.com.br

“O Ministério da Saúde em 2013, através da Resolução ANVISA, RDC nº 36, instituiu para os serviços de saúde tanto público como privado, que fossem criados os Núcleos de Segurança do Paciente e estes realizassem ações para a segurança do paciente com o objetivo de melhorar os serviços prestados, implementando ou fortalecendo as boas práticas no funcionamento, disseminando a importância da cultura da segurança com a gestão dos riscos, minimizando os eventos adversos e a melhoria contínua dos processos de trabalho”, explica Enfermeira Dorli Diehl, que é coordenadora de Enfermagem do Hospital Santa Terezinha de Encantado e do curso Técnico em Enfermagem da Lumecep.

Os incidentes associados ao cuidado de saúde representam uma elevada morbidade e mortalidade nos sistemas de saúde além de representar altos custos para os sistemas de saúde.

Nesse sentido, com o intuito promover um momento discussão, troca de experiências e aprendizado, haverá uma palestra específica sobre dois Protocolos de Segurança do Paciente, farmacovigilância e cirurgia segura. A atividade será ministrada pela Equipe do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital São Francisco – Concórdia/SC.

Confira toda a programação e inscreva-se:
13h: credenciamento
14h: abertura
14h15min: palestra “Vida x Morte: Luto (a)…” com a palestrante Luana Gasparetto Fontanella, que atuou como Psicóloga Voluntária no atendimento aos familiares, sobreviventes e trabalhadores envolvidos no Incêndio da Boate Kiss em Santa Maria, no ano de 2013.
15h45min: Mate Break
16h15min: “Protocolos de Segurança do Paciente” com a Equipe do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital São Francisco – Concórdia/SC.
18h15min: Palestra “Participação do (a) enfermeiro (a) na classificação de risco” com profissional do COREN/RS.
19h45min: Mate Break
20h15min: Palestra “O desafio de ser e de fazer o melhor” com a palestrante, Enfermeira Maria Julia Paes da Silva, que é professora Titular pela Escola de Enfermagem da USP. Mestrado, doutorado e livre docência na área de comunicação interpessoal. Pesquisadora Nível 1 A pelo CNPq. Autora de diversos livros.
22h: Encerramento

O primeiro Fórum de Enfermagem dos Vales é organizado pela Lume Eventos. Tem o patrocínio do Plano de Saúde São Camilo, o apoio institucional do COREN/RS e do Sindicato dos Hospitais Beneficentes e Religiosos e Filantrópicos do Vale do Taquari.

Texto: Ascom Fórum