RS RSS Rural Estrela

Publicada portaria de adesão do município de Estrela ao Susaf

Mel está entre os itens produzidos pelas agroindústrias locais e que poderá ser vendido para fora do município (Foto: André Silva)

O município de Estrela foi aprovado na auditoria técnica para ingressar no Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial, Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf). A Portaria SEAPI 526/2018, da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação, que dispõe sobre o ingresso, foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (14.11). O ato de adesão oficial será realizado no próximo dia 21 de novembro, às 16h, no Salão Nobre da prefeitura. “Isto permitirá que nossas agroindústrias, que trabalham com produtos de origem animal, possam comercializar em todo o território do Rio Grande do Sul, aquecendo a economia local”, ressalta o secretário municipal da Agricultura, José Adão Braun.

De acordo com o secretário, o Governo de Estrela tomou todas as providências necessárias em termos de legislação e adequações solicitadas pela Secretaria Estadual da Agricultura. “Algumas situações envolvendo as agroindústrias também foram sanadas”, observa. Hoje, segundo ele, há quatro empreendimentos que poderão comercializar seus produtos – carnes resfriadas e embutidos de suíno como salame, copa, costela defumada e mel – em todo o Estado. O médico veterinário Paulo Roberto Almeida Pereira, responsável pelo Sistema de Inspeção Municipal, acrescenta que este número deve aumentar nos próximos meses, pois alguns empreendimentos estão se regularizando. Segundo ele, as agroindústrias aptas a aderir ao sistema receberão um selo do Susaf nas embalagens.

Texto: Ascom Estrela