Cultura Arte RS Encantado RSS Destaques

Público lotou auditório na primeira apresentação do projeto Encantarte

Peça Seis na Berlinda abordou problemas sociais com o intuito de fazer a sociedade refletir (Foto: Douglas Pessi/Divulgação)

Na noite de domingo, dia 20, nem o frio impediu que a comunidade encantadense lotasse o auditório Itália, no Centro Administrativo, para prestigiar a peça Seis na Berlinda. A apresentação deu início oficialmente ao projeto Encantarte – Mostra de Teatro Amador de Encantado.

Por aproximadamente uma hora seis atores relataram problemas sociais. No banheiro de uma escola, Andreia, Bruna, Giovana, Gabriel, Gustavo e Pedro dos quais um é portador do vírus HIV, uma é garota de programa, outro é usuário de drogas, uma foi abusada pelo padrasto, outra é agressiva e um é homossexual , prendaram a atenção do público do começo ao fim, sem sair de cena.

O espetáculo encantou, emocionou e proporcionou muitas risadas da plateia, que, ao final, aplaudiu o grupo de pé incansavelmente.

De acordo com o diretor, Daniel Burghardt, todos estavam muitos ansiosos, pois para alguns era a primeira vez subindo no palco. “Além disso, o número de presentes nos surpreendeu, deixando-os extasiados, pois apesar do mau tempo dos últimos dias, a comunidade veio nos prestigiar”, relata.

Para ele, felicidade e dever cumprido definem o momento. “Sempre disse a eles, durante os ensaios, que no teatro existem níveis de energia com o público, mas desta vez foi diferente. Durante toda a apresentação as pessoas interagiram com eles”, destaca.

A peça, que aborda os problemas sociais vivenciados no dia-a-dia, tem o intuito de fazer as pessoas refletirem, o que, conforme Burghardt, foi alcançado com sucesso. “Todos os integrantes receberam mensagens positivas dos colegas da escola, disseram que o espetáculo mexeram com os pais e que sem dúvida fizeram repensar alguns pré-conceitos existentes”, ressalta.

Na próxima semana o grupo sobe ao palco novamente, em breve mais informações serão repassadas sobre a apresentação. Interessados em levar o espetáculo para outras cidades, podem entrar em contato com Burghardt, através do telefone (51) 9 9161-5716.

O projeto cultural Encantarte – Mostra de Teatro Amador de Encantado, conta com o patrocínio de Divine Chocolates e Sorvetes Sabory e tem o financiamento do Pró-cultura RS LIC, da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul.

Texto: Ascom Encantarte