Anta Gorda RSS Eventos Destaques

Público prestigiou espaço cultural na Festleite

Espetáculo Cantando a Gente se Entende animou as crianças no Espaço Pró-cultura RS LIC (Foto: Divulgação)

De 25 a 29 de abril, o Parque de Eventos Aldi João Bisleri foi cenário da 7º edição da Festleite, evento que divulga e comercializa as potencialidades de Anta Gorda, com espaço para empreendimentos através da feira comercial, industrial, agropecuária e de serviços, reunindo diversos expositores, simpósios da cadeia produtiva do leite e o salão da gastronomia, com uma farta diversidade de receitas produzidas a base do leite e da noz pecan.

Na ocasião, nos dias 27, 28 e 29, o Projeto Cultural Parte Artístico-Cultural oportunizou aos artistas locais apresentarem seus talentos e levarem a música e dança para um excelente público. Na sexta-feira (27), subiram ao palco o Espetáculo Cantando a Gente se Entende, CTG Lança Crioula e Os Bertussi.

Dirigida por Ricardo Petter, o Espetáculo Cantando a Gente se Entende, que conta com mais sete pessoas envolvidas, é uma apresentação cênico-musical, no qual a linguagem da música, em formato de banda, atua em parceria com o teatro. Com duração aproximada de uma hora, no roteiro, intercalam-se ao texto, canções originais, além de brincadeiras musicais do folclore e temas clássicos do repertório da música popular brasileira, que valorizam o tempo, a poesia, o sentido e o significado da infância.

Segundo Petter, “o espetáculo traz em sua temática caminhos e provocações para se pensar o universo da infância nos dias atuais: sensibilidade, afeto, desejos, limites, memória, cuidado, brincadeira e amor”.

Para ele, a oportunidade é fundamental para valorizar a arte tendo em vista que ela acompanha o ser humano por toda a vida e é na infância que ela começa a sua significação. “Com diferentes papeis, a arte está ligada ao desenvolvimento da linguagem, cognição e sociabilidade. Ela também influencia o modo como a criança desenvolve sua sensibilidade: a afetividade, o cuidado, os vínculos interpessoais, o respeito às diferentes culturas e manifestações”.

No sábado (28), as atrações foram Explosão do Baile, Banda Marcial Colégio Santa Teresinha e Alma Crioula. Já no domingo, a banda San Marino animou os presentes.

De acordo com Vanildo Roman, um dos responsáveis pelo espaço no evento, o projeto é significativo e valioso. “É fundamental dar espaço aos artistas locais, pois faz com que eles se sintam valorizados perante sua comunidade, mostrando seu talento e, consequentemente, proporcionando ao público momentos prazerosos e de alegria através da música e dança”, ressalta.

A Parte Artístico-Cultural da FestLeite 2018 foi uma realização do CTG Lança Crioula e contou com o patrocínio da Cerfox, Cotrilac e Agrodalla. O financiamento foi do Pró-Cultura RS LIC da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul.

Texto: Ascom projeto cultural