Artigos - Turismo

“Qual o nosso grande potencial, e como melhor explorá-lo?” este é o artigo da turismóloga Lizeli Bergamaschi

Lizeli Bergamaschi (Foto: Divulgação)
Lizeli Bergamaschi (Foto: Divulgação)

Quando falamos em potencialidades, podemos citar várias, dentre elas a Gastronomia. Ela é um atrativo turístico que reflete a cultura e o povo. Aqui no Vale é oferecida a gastronomia típica italiana e alemã, ambas fartas e variadas, além das belezas naturais existentes (os vales, as montanhas, os rios, as cascatas, as cachoeiras, as grutas, as lagoas, a mata nativa, os camping), entre outras paisagens que podem ser vistas e apreciadas por onde se passa, que também potencializam a região.

Na Região do Vale do Taquari a demanda acontece motivada pelos numerosos eventos; na maioria das vezes, os visitantes aproveitam os eventos para conhecerem os atrativos turísticos e as cidades (embora a grande maioria venha através de excursões durante todo o ano).

Nesse sentido um destaque especial para os eventos, pois neles estão relacionadas a cultura, através da música (corais, bandas), a dança, o teatro. Perante essa diversidade podemos citar o Kerb nos municípios de cultura germânica na região baixa do Vale, e os jantares típicos italianos, os filós, nos municípios da região alta do Vale, destacando ainda os eventos tradicionalistas através dos CTGs, os eventos próprios específicos de cada município, os eventos esportivos em trilhas feitas por Jeep, Motos, Bicicletas, Campeonato Náutico no Rio Taquari, entre outros. Praticamente todas as semanas ocorrem eventos nas diversas cidades da região. Nesse sentido buscamos oferecer novas experiências aos nossos visitantes, por sermos únicos!!!!

E para divulgar o que ocorre no Vale do Taquari, composto por 38 municípios, é confeccionado o Calendário de Eventos Regional, elaborado pela Amturvales em parceria com o Poder Público de cada município. Com uma divulgação antecipada, através do Calendário, as pessoas podem se programar, visitar os atrativos turísticos e ficar mais tempo na localidade, além de apresentarmos uma organização regional.

O fluxo de pessoas em busca de novas vivências, experiências, e conhecimentos continua a crescer, incentivando o desenvolvimento do turismo em diversas regiões. Cada região apresenta particularidades, gerando produtos que não são encontrados em outros lugares, e sempre existem pessoas, em diferentes regiões, interessadas nestes produtos, sendo que muitos deles estão aqui na nossa região.

Volto nos próximos dias com mais informações e dicas de Turismo no Vale do Taquari!!!
Desejo a todos um ótimo final de semana!!! Abraços
Por Lizeli Bergamaschi – Bacharel em Turismo – Turismóloga