Esporte RSS Estrela

Quarta edição da Só Elas comemora sucesso

Largada para as três modalidades contou com mais de 230 participantes de 18 diferentes cidades (Foto: Rodrigo Angeli)

Sob o forte sol e o intenso calor da manhã de domingo, cerca de 230 mulheres de 18 diferentes cidades largaram às 9h do Parque Princesa do Vale para a 4ª Só Elas – “Corrida, Caminhada e Kangoo” para percorrer algumas das principais vias centrais de Estrela. A prova, que faz parte da programação do XII Multimulher, reuniu participantes de todas as idades divididas em dez categorias/faixa etárias. Minutos depois, aos aplausos e gritos de incentivo de familiares e torcedores, elas cruzavam a linha de chegada no mesmo local comemorando vitórias apertadas no relógio e também pessoais.

A promoção da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) teve mais uma vez sua disputa dividida em três modalidades: corrida (5 km); corrida kangoo (3 km) e caminhada (3 km). No percurso pelas ruas centrais, todo protegido do trânsito no momento da passagem das atletas, estas contaram com a orientação de dezenas de voluntários. Antes e depois da prova, também no local de concentração no parque, diversos serviços foram disponibilizados pelos apoiadores, de massagem à maquiagem e testes de visão. Brindes foram distribuídos. Frutas e muita água ajudaram a dar ou renovar as energias.

Primeira vez

Cristiane Martins Hamé (32) veio de General Câmara para participar. “É minha primeira vez. Na verdade primeira vez em tudo. Que venho a Estrela, que vou participar de uma prova como essa, que vou correr de kangoo. Vim porque o pessoal da minha academia veio, e aceitei o desafio”, disse ela antes da largada. Após cruzar a linha de chegada em 8ª geral no kangoo, ainda recuperando o fôlego, sacramentou. “Foi difícil, mas valeu. Por se tratar de uma primeira vez foi ótimo resultado. Vou voltar”. Outra que estreou, mas então sob o forte calor da prova Só Elas, foi Katia Damasceno Ruschel (39). Natural de Maceió – AL, mora há dois anos em Lajeado. “Já corri aqui, mas na Rústica de Inverno, com manta, agasalhos. Um frio incrível. Adorei, me diverti muito. Agora na companhia do sol, que conheço melhor. O município está de parabéns por oportunizar chances a todos”, destaca ela, 11ª na sua categoria.

Pessoas já conhecidas das provas de Estrela marcaram presença de novo, como Ronilda de Ávila e Maria Bispo Rodrigues. A família Hauschild correu unida. Varni Marlene Hauschild (51) teve a companhia das filhas Raquel (19) e Isabel (10) e da irmã Isolete. “Os homens é que reclamam um pouco de não poderem participar com a gente”, brinca Varni, 48ª colocada, 7ª na sua categoria, a mais rápida da família. Exemplo que mereceu aplausos da torcida que acompanhou a prova foi a das amigas Maria Mallmann (88) e Olgita Weiler (80). Largaram e completaram a caminhada aos seus ritmos, juntas. “Adoro”, resumiu a mais velha das 230 participantes.

Vencedoras

Na corrida, com 20 minutos e 33 segundos de prova, a vitória geral foi de Lisiane Londero de Souza. Foi seguida muito de perto por Franciele Terres, que chegou apenas um segundo depois conforme o tempo oficial, e Camila Backes, 12 segundos após. No kangoo, a vitória foi de Janice Gossmann (11 minutos e 47 segundos), seguida por Daiana Kleinert (14 minutos e 19 segundos) e Thiarla Machado (14 minutos e 59 segundos).

A inscrição na prova deu às participantes um kit atleta, composto de camiseta, número de peito, chip descartável, medalha de participação e o direito de dispor dos serviços oferecidos pelos apoiadores (Florestal Alimentos; Lenice Consultoria Estética; Rola Moça; Univale; Bella Luna Aromas; Beta Mídia Digital; Vini Lady Cosméticos; Off Aventura; MustBe; Circuito Funcional; Alexandre Ely-Shiatsu e Liga Feminina de Combate ao Câncer de Estrela). Também foram sorteados três kits da Florestal entre os cem primeiros inscritos nas três modalidades.

Na Corrida 5 km receberam troféu as cinco primeiras colocadas no geral mais medalha por classificação nas categorias por faixa etária. Também troféus para a maior academia ou grupo de corrida e participante de mais idade. A ordem de premiação seguiu no kangoo.

Resultados

Corrida 5 km

Geral

1º lugar: Lisiane Londero de Souza

2º lugar: Franciele Terres

3º lugar: Camila Backes

4º lugar: Alkine Rissi

5º lugar: Suelen Bós

 

20 a 24 anos

1º lugar: Daiane Lerner

2º lugar: Alexandra Neves

3º lugar: Mariana Goulart Wermann

4º lugar: Raquel Hauschild

 

25 a 29 anos

1º lugar: Gisiane da Costa Ferreira

2º lugar: Kátia Karine Korthuis

3º lugar: Tatiane Purper Reis

4º lugar: Juliana Bos da Silva

5º lugar: Luana Moura Steinhaus

 

30 a 34 anos

1º lugar: Ketlin Aline de Britto Bortoli

2º lugar: Carine Eloísa Lerner

3º lugar: Camila Petter

4º lugar: Tais Hart Pezzini

5º lugar: Ana Cláudia Cechin

 

35 a 39 anos

1º lugar: Dina Biondo de Menezes

2º lugar: Dinéa Molz

3º lugar: Aline Blankenheimer dos Santos

4º lugar: Juliane Weber

5º lugar: Carla Lucia Muller

 

40 a 44 anos

1º lugar: Denise Regina Eidelwein

2º lugar: Solange Dalazem Zenere

3º lugar: Doralice Mallmann

4º lugar: Cristiane Winter Klaus

5º lugar: Andrea Carvalho

 

45 a 49 anos

1º lugar: Márcia Bós

2º lugar: Geneci Coimbra

3º lugar: Maria Angélica Hartmann Graff

4º lugar: Silvia Adriana Vargas do Amaral

5º lugar: Eliane Oliveira Bós

 

50 a 54 anos

1º lugar: Aldinha Andres

2º lugar: Elsi Margarida Primaz

3º lugar: Cláudia Maria Mallmann Gräbin

4º lugar: Marina Kroth Junges

5º lugar: Cynara Seoglia Barth

 

55 a 59 anos

1º lugar: Ana Luísa Roolaart

2º lugar: Clarice Maria Sulzbach Hoss

3º lugar: Rosangela Araújo Kilian

4º lugar: Neusa Vinhas

5º lugar: Silvana Gelak

 

60 anos ou mais

1º lugar: Ronilda de Ávila

2º lugar: Maria Luzenilda Oliveira

3º lugar: Maria Bispo Rodrigues

 

Kangoo 3 km

Geral

1º lugar: Janice Gossmann

2º lugar: Daiana Kleinert

3º lugar: Thiarla Machado

4º lugar: Elenice Morgana Faller

5º lugar: Catiussa Dassow

Texto: Ascom Estrela