Serviços Social Estrela

Quarto núcleo do ProJovem de Estrela já fomenta amizades

Encontros ocorrem uma vez por semana, com até duas horas de duração

Programa, que faz parte das ações do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), opera há um mês também no Bairro Oriental

A antiga sede do Cemai no Bairro Oriental, em Estrela, não ficou muito tempo sem movimento. Já há um mês abriga as atividades do novo núcleo do ProJovem, que no turno inverso ao escolar atende a jovens entre 12 e 16 anos pertencentes a famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família ou que estejam em situação de risco pessoal e social. O novo núcleo atende gratuitamente nas quintas-feiras, das 14h às 16h. Ainda são aceitas inscrições, que podem ser feitas diretamente no local.

Em Estrela, o ProJovem já atendia semanalmente a mais de 30 jovens e adolescentes em outros três núcleos. Estes funcionam nos bairros Moinhos (quintas-feiras); Boa União (quartas-feiras) e no loteamento Nova Morada (terça-feira). Números que irão crescer com as atividades agora no Bairro Oriental. No novo núcleo já são mais de dez participantes dos encontros que fomentam e fortalecem amizades através de brincadeiras e atividades de lazer, esporte, arte e cultura, integração e disciplina, comandadas no novo núcleo pelo orientador social Dirceu Vieira Cardoso e pela técnica de referência Assistente Social Fernanda Stange.

Entre os jovens participantes, Ketllyn Yasmin de Vargas (13). A garota não perde os encontros. “Gosto das brincadeiras daqui, muitas que não faço em outro lugar. Assim saio de casa, não uso o celular”, diz. O orientador social explica. “São atividades tradicionais, algumas que não são mais praticadas, outras com materiais alternativos. Muitas das quais podem servir de incentivo para serem realizadas também em outros momentos, com familiares por exemplo. Os encontros duram duas horas: 80% de ações orientadas e o restante de brincadeiras livres, ao gosto delas, mas com nossa supervisão”, explica. Supervisão que Jirnei de Oliveira (13) leva a sério. “Não faço aqui o que as vezes acontece em outros lugares, como empurrar meus amigos nas brincadeiras, falar umpalavrão. Estou aprendendo a respeitar mais todos”, afirma. Sabrina Schier (13) chegou cedo para participar pela primeira vez de uma das aulas. Veio a convite das amigas de escola, Samara Dias (13) e Érica Estrain (13). “Elas que me convidaram. Dizem que se divertem. Assim não vou ficar dormindo em casa ou no celular, olhando TV”, revela.

O ProJovem é uma das iniciativas, em Estrela, vinculadas e coordenadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Centro e que, através de diversas ações e programas, atendem aos princípios do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Este tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. Possui caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários. Em Estrela atendem a grupos formados por diferentes contextos e faixas etárias, de recém-nascidos a pessoas de terceira idade, como por exemplo o próprio ProJovem e o Grupo de Apoio e Convivência do Idoso Estrelense (Gracie). Mais informações sobre os programas podem ser obtidas nos locais e na unidade central do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na Rua Tiradentes, nº 484, e pelo telefone 3981-1164.

 

 

Texto: Rodrigo Angeli
Fotos: Rodrigo Angeli/Prefeitura de Estrela
Assessoria de Imprensa de Estrela