RS RSS Destaques Geral

Queda de granizo é registrada em municípios do RS

Defesa Civil realizando vistoria em residências atingidas pelo granizo (Foto: Divulgação Defesa Civil)
Defesa Civil realizando vistoria em residências atingidas pelo granizo (Foto: Divulgação Defesa Civil)

Diversos municípios gaúchos registraram chuva e queda de granizo desde a noite de terça-feira (16). Na quarta-feira (17) os coordenadores regionais da Defesa Civil do Rio Grande do Sul percorreram as áreas e avaliaram os danos. Não houve registro de pessoas feridas e, até o momento, não há desabrigados e/ou desalojados em decorrência do evento adverso.

A queda dos grânulos de gelo pôde ser observada em quase todas as regiões do Estado. Os danos mais significativos, no entanto, se concentraram na Região da Fronteira Oeste, na noite de segunda-feira (15), quando 250 casas foram danificadas em Lavras do Sul e cerca de 80 sofreram algum dano no interior de Caçapava do Sul.

Na noite desta terça-feira (16), destaque para a Região dos Vales do Rio Pardo e Taquari, onde a força do vento destelhou uma escola e uma granja de suínos no município de Putinga.

Entrega de ajuda imediata

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul, através de seus coordenadores regionais, atua de maneira preventiva e reativa. Após desastres climáticos, os técnicos do Estado vão até a localidade atingida para levantamento de prejuízos, bem como, para entrega de material de ajuda humanitária.

A Coordenadoria da Região da Fronteira Oeste, representada pelo Major Castro e pelo Sargento Roberto, entregou 3,6 mil m² de lonas, como medida emergencial, às famílias atingidas de Caçapava e Lavras do Sul. Além disso, também auxiliam as Prefeituras na distribuição de telhas e na formulação de laudos e documentos necessários para um possível decreto de Situação de Emergência. Ambos os municípios ainda avaliam os prejuízos e outras medidas de resposta.

Texto: Ascom Defesa Civil