Cultura Mato Leitão

Querência da Mata terá comitiva em Tenente Portela

Nos dias 16 e 17 de agosto, o município de Tenente Portela (região noroeste) irá sediar a geração de distribuição da Chama Crioula. O CTG Querência da Mata estará representado com cinco tradicionalistas na solenidade que marca o início dos festejos tradicionalistas neste ano.

A cavalgada irá percorrer 380 quilômetros até Mato Leitão, entre os 17 e 27 de agosto. Fazem parte da comitiva os tradicionalistas Renato José Dameda (patrão), Delmar Gomes de Carvalho, Paulo Silva, João Sell e Airton Bohn (apoio). A expectativa é de percorrer 38 quilômetros diários saindo de Tenente Portela (Parque Águas Maconá) no próximo sábado, dia 17.

O patrão Renato Dameda explica que a comitiva vai passar pelos municípios de Tenente Portela, Miraguaí, Redentora, Dois irmãos das Missões, Palmeira das Missões, Chapada, Carazinho, Saldanha Marinho, Colorado, Lagoa dos Três Cantos, Tapera, Espumoso, Barros Cassal, Boqueirão do Leão, Sério e Santa Clara do Sul. A chegada na Cidade das Orquídeas ocorrerá dia 27 de agosto.

 

TRADIÇÃO

A tradicional cavalgada da Semana Farroupilha, envolvendo um número maior de associados do Querência da Mata, está marcada para 5, 6, 7 e 8 de setembro. “A ideia é envolver entre 25 e 30 cavalarianos”, disse Dameda. A saída é do Parque Municipal das Orquídeas passando Linha 17 de Junho, Linha Cecília, Monte Belo, Sexto Regimento, Vila Deodoro até perto de Boqueirão do Leão, Sério, Canudos do Vale, Forquetinha, Santa Clara, retornando para Mato Leitão. O percurso é de 122 quilômetros em quatro dias.

 

SAIBA MAIS

Mais de mil cavalarianos, de 30 Regiões Tradicionalistas, são aguardados para o evento em Tenente Portela. O município integra a Associação dos Municípios da Região Celeiro do Rio Grande do Sul.

 

 

Assessoria de Imprensa de Mato Leitão