RS Encantado RSS Eventos Destaques

Rafael Henzel inspira e emociona mais de 400 pessoas

Mais de 400 pessoas prestigiaram o evento (Fotos: Vanessa Paliosa)

Uma noite para refletir, se inspirar e emocionar. É com este sentimento que mais de 400 pessoas que assistiram a palestra “Viva Como se Estivesse de Partida”, ministrada pelo jornalista e sobrevivente da tragédia com a Chapecoense, Rafael Henzel, nesta terça-feira (20), saíram do auditório do Sicredi Região dos Vales.

Com vídeos e fotos Henzel relatou em riquezas de detalhes desde o momento que o time catarinense se classificou para a final da Copa Sul- Americana até a queda do avião, o resgate e a recuperação. Em quatro palavras ele definiu toda a experiência e a segunda chance de vida. “Eu tinha que ter esperança de que tudo daria certo desde o contato com os socorristas. A motivação estava presente porque eu focava em voltar a fazer o que eu gostava, que é narrar jogos e programas de rádio. Falar para as pessoas sobre tudo o que aconteceu me ajudou a superar. Eu tento ver o lado positivo dessa história. Nós precisamos acreditar e para isso é preciso dar um passo, é preciso fazer algo, enfrentar os obstáculos. Temos que parar de reclamar dos pequenos problemas, eles fazem parte do nosso dia a dia, mas é a importância que damos a eles. Minhas mãos estão cheias de digitais, de pessoas que me ajudaram, porque eu ergui minhas mãos para ser ajudado e, assim, todos nós devemos ser”, enalteceu.

Um dos momentos mais emocionantes e difícil de conter as lágrimas foi quando Henzel mostrou o vídeo do reencontro com o filho, no retorno da Colômbia para o Brasil. “Ele foi o único que acreditou que eu estava vivo. Fez muita festa ao ouvir a notícia de uma rádio estrangeira. A Força Aérea Brasileira quebrou o protocolo, permitindo o nosso reencontro dentro do avião. Ali foi o recomeço”, relata.

Apaixonada por futebol, Tamara Kremer, que veio de Colinas, conta que se emocionou com o relato de Henzel. “Eu adorei a palestra, de verdade. Sou apaixonada por futebol e mesmo que não fosse, acompanhei, assim como o mundo todo, a tragédia da Chapecoense. Foi muito bom ver e ouvir o Rafael Henzel, um dos milagres dessa tragédia toda. A superação dele é inspiradora. Assim como ele citou, diversas vezes nos queixamos de coisas tão pequenas, quando na verdade devemos é agradecer a vida, os instantes tão preciosos que temos. Fiquei emocionada ouvindo as histórias de solidariedade e amor, é disso que precisamos pra viver num mundo melhor. Comprei também o livro, espero me surpreender e emocionar ainda mais”, almeja.

Ao final da palestra o público teve a oportunidade de fazer perguntas, adquirir o livro, registrar o momento com fotos e receber autógrafos.

Solidariedade 

Representantes da AME e APAE auxiliaram no recolhimento do leite

Além de finalizar as comemorações dos 10 anos do Grupo Lume o evento promoveu uma ação do bem. Através do ingresso solidário, foram arrecadados 338 litros de leite Dália, que foram entregues na manhã desta quarta-feira a Associação Pró-Menor de Encantado (AME) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Conforme Luciano Fontana, diretor da Lume Centro de Educação Profissional, foi um evento memorável. “Sem dúvida foi um grandioso momento. Queríamos proporcionar um evento que inspirasse o público possibilitando a todos presentes um novo olhar para a vida e acredito que alcançamos nosso objetivo ao ver o público aplaudindo de pé”, destaca.

O evento foi promovido e organizado pelo grupo LUME, contou com a parceria do Sicredi Região dos Vales e o patrocínio master de Dália Alimentos, Sandri Imóveis, Joalheria e Ótica Cima e Farmácia Central e ouro de Lojas Benoit, Posto Dália, Covel Veículos e Piccinini Material Elétrico e Hidráulico e o apoio da BT Indústria Gráfica.

Texto: Ascom LUMECEP