Meio Ambiente RSS Roca Sales

Emater promove oficina de produção de sabão caseiro no dia 15

oleo
Oficina sobre a produção de sabão caseiro será no dia 15 de setembro (Foto: Divulgação)

O óleo de cozinha já utilizado contamina milhares de litros de água se descartado de maneira incorreta. Todos os tipos de óleos não podem ter como destino: pias, bueiros, ralos ou guias da calçada porque impactam negativamente o encanamento da sua casa, também poluem a água e ocasionam a morte de seres vivos.

O descarte correto possibilita a produção de sabão, tintas a óleo, massa de vidraceiro e até combustível. Isso preserva matéria-prima, incentiva a reciclagem e evita que mais litros de óleo sejam descartados de maneira incorreta.

Pensando em colaborar com a preservação do ecossistema eliminando o problema de um item que, apesar de biodegradável, é um poluidor e grande contaminante, a Emater/RS Ascar de Roca Sales, em parceria com o Centro de Referência Social está organizando uma atividade para reaproveitamento do óleo já usado recebendo, na última segunda-feira de cada mês, óleo já utilizado e armazenado em garrafas pets. No dia 15 de setembro, a partir das 13h30min, a Extensionista de Bem-Estar Social, Leandra Bagatini realizará uma oficina de demonstração de Sabão Caseiro com o Grupo de acompanhamento familiar “Construindo Saberes”, coordenado pela Assistente Social Graziela Gheno Lorenzi, sendo que a atividade ocorrerá no Centro de Referência Social – CRAS. O excesso do óleo arrecadado será distribuído entre os participantes.

O sabão caseiro é uma alternativa inteligente aos sabões industriais por ser mais econômico e evitar o lançamento de óleo na rede de esgoto. O sabão é um produto de grande utilidade doméstica.

Texto: Portal Região dos Vales/Ascom Emater