Encantado RSS Eventos

Reativada sala da Assibre e reinaugurada biblioteca italiana

Reativação da sala da Assibre e reinauguração da biblioteca italiana (Foto: Gisele A. Feraboli)
Reativação da sala da Assibre e reinauguração da biblioteca italiana (Foto: Gisele A. Feraboli)

De 19 a 25 de julho foi realizada em Encantado a XXIV Settimana Dell’Imigrazione Italiana. Na noite da quarta-feira (20), houve a reativação da Sala da Associação Ítalo-Brasileira de Encantado (Assibre), entidade que tem por finalidade divulgar a cultura, a tradição e os costumes italianos. Diversas autoridades, escritores e comunidade encantadense estiveram presentes. A sala, situada no 1º andar do Centro Administrativo Municipal, também abriga a Biblioteca Italiana “Cantuccio Letterario Italiano”, a qual foi reinaugurada e possui 1.300 livros no idioma italiano sobre diversos assuntos, dentre eles, história, literatura e cultura.

Conforme o presidente da Assibre, Irno Pretto, com a reativação da entidade busca-se resgatar a história e a cultura deixada pelos primeiros imigrantes italianos que colonizaram Encantado. “Quanta coisa bonita temos por lembrar, por isso queremos lançar um livro, em fascículos, “Os italianos” para as famílias que quiserem contar sua história, também teremos à disposição da comunidade uma biblioteca virtual para quem quiser saber mais sobre suas raízes e conhecer os museus. Queremos reavivar essa história Centenária da imigração italiana em nosso município”, enfatizou.

O secretário da entidade Ampère Giordani, um dos propulsores para esta reabertura mais estruturada, formando o grupo de conselheiros e diretoria, agilizou a cedência do espaço para assegurar à entidade, a representatividade da descendência italiana no município e demonstrando que os valores do Gemellaggio estão sendo preservados.

Para o prefeito, Paulo Costi, a reativação da Assibre e da Biblioteca resultará em um local para discussões de vários temas como: intercâmbio entre Brasil e Itália, programações para manter viva a memória dos antepassados e oportunizar às pessoas, através dos livros, conhecerem a história e promover a cultura italiana. “Para nós descendentes de italianos é sempre um orgulho lembrar que o Encantado que temos hoje é fruto dos princípios e valores deixados pelos imigrantes que recebem todas as etnias e raças para contribuir com o desenvolvimento do nosso município”, acrescenta.

Texto: Portal Região dos Vales/Ascom Encantado