Cultura Educação Destaques Estrela

Recomeçam as oficinas do Núcleo Cultural de Estrela

Ao todo são 13 modalidades culturais e outras atividades paralelas oferecidas a pessoas de todas as idades

Aulas retomadas nas tradicionais salas de aula das escolas municipais, também nas salas do Núcleo Cultural (NC) de Estrela. Foram reiniciadas, no último dia 18, as oficinas culturais oferecidas pelo Núcleo, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur) de Estrela. Ao todo são 13 oficinas que congregam as mais diversas áreas e técnicas, além do apoio a atividades paralelas como corais.

As aulas, que ocorrem de segunda a sexta-feira, em horário comercial, foram retomadas inicialmente com os alunos que já participavam das oficinas em 2018 e desejaram permanecer nas atividades. A exceção fica por conta do teatro (ver abaixo). Até o início de março serão realizadas adequações nos horários de professores e alunos já pertencentes ao quadro, e dependendo da demanda e disponibilidade de horários, serão chamados novos alunos conforme uma lista de espera existente. Mas inscrições, até mesmo para lista de espera, estão abertas. As vagas, em geral, são para pessoas acima de sete anos, e que saibam ler. Mas avaliam-se exceções, como para o caso das oficinas de desenhos, bateria e outras.

Entre os alunos está Amanda Scheinpflug (11). Faz aulas de saxofone, instrumento que começou a aprender em 2018. “Gosto. Me interessei quando participava da orquestra do meu colégio, tocava flauta doce. Meu irmão toca trompete”, diz. “Quero expandir meus instrumentos”, frisa a confiante e entusiasmada moça. “Quem toca flauta geralmente segue para instrumentos como o saxofone, cuja digitação é a mesma. Isto também é uma parte interessante despertada com as oficinas”, explica o maestro Bernardo Hunecke, professor no NC, regente banda Estrela e integrante do Quarteto Fascínio.

A presidência do NC é rotativa entre os professores e tem novo nome comandante a cada dois anos, eleito após realização de assembleia. Luis Carlos Pereira Bastos (54), professor de bateria há 32 anos, foi o último presidente, mas reeleito para mais uma gestão. “São muitas as opções oferecidas. Queremos seguir com os alunos que já estavam conosco, pois isto é sinal de um trabalho bem executado, atrativo, de uma relação de amizade, mas na medida do possível atender ao desejo de mais interessados, e sempre há um grande número deles”, explica. Contribuições espontâneas de alunos são aceitas, cujos recursos são investidos no conserto de instrumentos e outros custos eventuais.

O NC também mantém atividades paralelas, como o coro do próprio núcleo e coral do Caps, grupos de escaleta e instrumental, Banda de Estrela e Grupo Fascínio. Inscrições e informações na sede do Núcleo Cultural, que funciona no Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann, na Rua Marechal Floriano, nº 433, Bairro Centro, ou pelo telefone 3981-1198.

Teatro

As oficinas do Espaço da Arte recomeçam segunda-feira, dia 11 de março, cujas aulas ocorrem tanto na Centro de Cultura como também Colégio Santo Antônio. Será o 14º ano de atividades ininterruptas da organização na cidade, sempre em parceria com o NC, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Colégio Santo Antônio. Os grupos têm aulas de 1h30min de duração, uma vez por semana, sempre nas segundas-feiras, e são divididos conforme o ano que estudam. O Go.Star, grupo oficial de teatro de Estrela, composto por alunos convidados, também irá se reunir. A mensalidade do teatro é R$ 25 e a taxa de inscrição é R$ 10. O professor Fernando Tepasse está à frente dos quatro grupos, com apoio de Caroline Costa.

Oficinas oferecidas

– Bateria

– Contrabaixo

– Desenho (artes plásticas)

– Gaita (acordeon)

– Guitarra

– Piano

– Sopros (sax, clarinete, flauta…)

– Teclado

– Técnica Vocal

– Violão

– Violino

– Teatro acima de 8 anos ou acima do 5º ano

– Teoria musical (partituras…)

Atividades Complementares

– Coro do NC

– Quarteto Fascínio

– Banda de Estrela

– Escaleta

– Grupo Instrumental

– Coral do Caps

Departamento de Comunicação e Marketing
Prefeitura de Estrela
Texto: Rodrigo Angeli