Investimento Teutônia Poço das Antas

Redecker e lideranças de Poço das Antas pedem municipalização da RS 419

Representantes dos municípios de Poço das Antas e Teutônia, no Vale do Taquari, estiveram reunidos com o secretário Juvir Costella na manhã desta terça-feira (30) para reivindicar a construção de uma rótula na ERS-419. A obra é aguardada desde 2012 pela comunidade, pois o trajeto é utilizado diariamente por ônibus e caminhões que transportam trabalhadores e mercadorias a dois frigoríficos da região. O encontro, na Secretaria de Logística e Transportes foi mediado pelo deputado federal Lucas Redecker (PSDB).

Três alternativas foram apresentadas pelo secretário Costella para viabilizar a construção da rótula. A primeira seria a busca de recursos próprios do Estado e com o apoio do deputado Redecker em Brasília; a segunda opção seria a municipalização do trecho; e a terceira ocorreria por meio da assinatura de um convênio com os frigoríficos interessados, que executariam a obra e receberiam um abatimento no valor do ICMS. O projeto de lei que permite essa parceria está em discussão na Assembleia Legislativa.

“Sabemos das dificuldades financeiras do Estado, mas hoje saímos daqui otimistas, pois encontramos três caminhos possíveis, sendo um deles o somatório de forças do Estado, municípios e empresários que pode efetivamente realizar esta obra”, comentou o prefeito de Poço das Antas, Ricardo Luiz Flach.

O secretário Juvir Costella reconheceu a importância da obra tanto para as empresas quanto para os moradores que trabalham nos frigoríficos. “O governo do Estado está atuando fortemente para reequilibrar as contas públicas e permitir aportes maiores para investimentos nas estradas”, reforçou. “De qualquer forma, a parceria com outros setores da sociedade é uma possibilidade interessante para que obras como a rótula da ERS-419 saiam do papel.”

O projeto da rótula, já está aprovado pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e orçado em R$ 1,2 milhão. Uma nova reunião sobre o tema ficou agendada para o mês de agosto. O prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup, também esteve presente na reunião.

 

Assessoria de Imprensa Lucas Redecker