Cultura RS RSS Teutônia

Regentes recebem curso de aperfeiçoamento para arranjos vocais

Participam do Workshop, regentes dos coros de Teutônia e do Vale do Taquari (Foto: Larissa Santos/Divulgação)

Na manhã da última quarta-feira (6), aconteceu, no Sínodo Vale do Taquari, um Workshop de Arranjos Vocais, promovido pela Associação do Coros de Teutônia (ACOTE) e Conselho Sinodal de Música (IECLB – Sínodo Vale do Taquari). Ministrados pelo professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Gerson de Souza, os encontros apresentam quatro módulos de ensino, onde no primeiro foi trabalhado a Teoria Musical com as propriedades do som, notação musical, compassos simples e compostos, tom e semitom, intervalos, acidentes, escalas maiores e menores, tríades e transposição.

No conteúdo proposto no módulo Contraponto, está: classificação dos intervalos em simples e compostos, melódicos e harmônicos, e movimentos entre as vozes. Já no módulo Harmonia, será trabalhado: escolha de acordes (Eufonia), inversão de acordes e condução de vozes no encadeamento de acordes. No último módulo, Arranjo Coral, está proposto o estudo dos critérios básicos para a escolha de melodias, a elaboração do baixo com base no contraponto e harmonia implícita, texturas sonoras: Homofonia, Monofonia e Polifonia e a elaboração de contracantos.

Segundo o maestro dos Coros Municipais de Teutônia, Martin Altevogt, o curso se propõe a dar ferramentas aos regentes a fim de elaborarem seus próprios arranjos, refletindo em uma melhora na qualidade das músicas cantadas pelos coros. “Estudar e se manter atualizado é uma necessidade. Parabéns e sucesso aos 15 regentes que se inscreveram”, finalizou.

Participam do Workshop de Arranjos Vocais regentes atuantes nos coros de Teutônia e do Vale do Taquari. Os próximos encontros estão marcado para os dias 20 e 27 de junho, e 4 de julho.

Texto: Ascom Teutônia