Esporte Melhor Idade Estrela

Regional de câmbio reúne mais de 200 atletas da terceira idade

Equipes de seis cidades disputam, ao longo da terça-feira, integração da popular modalidade desenvolvida em programas sociais

Estrela sedia, desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (23), mais um regional de câmbio para pessoas da terceira idade. O 3º Regional de Integração Vida Saudável, promovido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), reúne 12 equipes de seis municípios na disputa de um dia inteiro de partidas da cada vez mais popular modalidade. Além da anfitriã, estão representadas as cidades de Westfália, Teutônia, Poço das Antas, Roca Sales e Lajeado, com a participação de mais de 200 atletas.

O evento não apontará campeões. Alex Galla Kranz, professor do projeto Vida Saudável de Estrela, onde o câmbio é uma das atividades desenvolvidas, explica os motivos. “Trata-se de uma integração, onde buscamos acima de tudo promover o esporte, o câmbio, a socialização. Desejamos é que aqui todos passem o dia nesta saudável convivência, interagindo entre amigos do dia a dia e outros, muitos de eventos similares”, destaca o organizador. Todos participantes receberão uma medalha/crachá de lembrança. O secretário da Smel, Julio Saldanha Pereira, avalia o Regional. “Podemos ver a felicidade de todos aqui reunidos. Quando não rindo em quadra estão tomando chimarrão, tirando fotos ou jogando carta com participantes de outros times. Nos intervalos visitam nossa cidade, conhecem novos locais. E o sucesso pode ser explicado quando vemos o envolvimento de nossa equipe, com motorista atuando como árbitro, secretária sendo mesária, e muito mais, com isso realizando um evento legal com baixos custos.”

Marlene Hauschild (52) participa do regional com uma das equipes anfitriãs, da Linha Wink, interior de Estrela. “É muito divertido, gostoso. O câmbio permite nos reunirmos toda semana, darmos risada, nos movimentarmos, formarmos e mantermos amigos. É uma segunda família”, revela ela. Já Roque Silvio Schneider (70) veio para Estrela com a equipe de Westfália, onde o time de câmbio está ligado às atividades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) local. “Jogo câmbio há oito anos. Muita coisa mudou desde então. Não sei como reagiria se tivesse que parar hoje”, diz. “É um esporte que não exige muito fisicamente, mas nos movimenta. E temos que estar atentos o tempo todo. Com isso nosso cérebro parece reagir mais rápido para com tudo. E tem as amizades que fiz e mantenho”, justifica ele.

Em Estrela o câmbio é desenvolvido em quatro núcleos (Linha Wink e Distrito de Glória; bairros Boa União e Indústrias) do Programa Vida Saudável, em 2019 em sua 11ª temporada. As aulas ocorrem ao todo em nove unidades, sendo três no interior: Glória, Novo Paraíso e Wink. Proporciona atividades físicas e de lazer, de segunda a quinta-feira, nos dois turnos, conforme uma agenda fixa local, sendo que nos dos Bairros Indústrias, Imigrantes, Oriental e Boa União com aulas mais de uma vez por semana. A disponibilidade de vagas e mais informações podem ser obtidas na sede da Smel e nos próprios núcleos e consultadas pelo telefone 3981-1067.

 

 

Texto: Rodrigo Angeli
Fotos: André Silva
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Estrela