Coronavírus Educação Mato Leitão

Reinício das aulas presenciais previsto para 13 de outubro

Reunião avaliou a situação e definiu a data de retorno das aulas na rede municipal

Uma reunião na quinta-feira, 1º de outubro, encaminhou a retomada das aulas presenciais na rede municipal de Mato Leitão. O retorno, conforme protocolos e calendário do Estado, está marcado para 13 de outubro com o ensino infantil nos níveis 5 e 6 nas escolas Vó Olga e Santo Antônio de Pádua, da Vila Santo Antônio.

A expectativa é de que aproximadamente 50 crianças retornem as salas de aulas nesta primeira etapa. A definição do calendário local ocorreu no encontro do Centro de Operação de Emergência em Saúde para Educação (COE-E). O retorno vai depender ainda da classificação das bandeiras do Distanciamento Social, elaborado todas as semanas pelo Governo Estadual.

O retorno das crianças é uma opção de cada família, sendo que as aulas remotas terão continuidade para os alunos que ficarem em casa. Todas as escolas estão se organizando para a volta das aulas presenciais que ocorrerá de forma gradual, seguindo todas as medidas de higiene e distanciamento social definidos nos protocolos sanitários. O roteiro do transporte escolar também está sendo adaptado conforme resultado da pesquisa realizada com os pais sobre quantos alunos neste momento retornariam para as escolas.

As escolas estão providenciando ainda um termo de responsabilidade dos pais para a retomada das aulas presenciais que estão suspensas desde 19 de março, por conta da pandemia coronavírus (Covid-19). O término do ano letivo na rede municipal, com as aulas remotas e atividades desenvolvidas pelos alunos em casa, está marcado para 21 de janeiro do próximo ano.

 

PESQUISA

A Secretaria de Educação realizou pesquisa junto as famílias dos níveis 5 e 6, considerando a idade obrigatória para iniciar o retorno na Educação Infantil. Escola Santo Antônio de Pádua, 55,1% dos pais manifestaram interesse no retorno das aulas de forma presencial, totalizando 22 crianças. Já na Emei Vó Olga 31,2% optaram pelo retorno, somando 24 crianças.

 

CALENDÁRIOS

 

* Escolas Vó Olga, Ireno Bohn e Santo Antônio de Pádua

– 13/10: Educação Infantil para os níveis 5 e 6

– 03/11: turmas dos Anos Finais Ensino Fundamental

– 16/11: turmas dos Anos Iniciais Ensino Fundamental

– término do ano letivo em 21 de janeiro 2021

 

* Colégio Estadual Poncho Verde

– 13/10: Ensino Médio (manhã e noite)

– 28/10: Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano) nos turnos manhã e tarde

– 12/11: Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano) no turno da tarde

– término do ano letivo em 08 de janeiro 2021

 

Assessoria de Imprensa de Mato Leitão