Educação Encantado RSS

Rentabilidade do segmento avícola em propriedade é tema de TCC

Suellen ajuda a família na agricultura, mas busca atuar na área de contabilidade (Foto: Arquivo Pessoal)

A produção avícola é um dos segmentos de destaque no agronegócio brasileiro, em muitos casos, se não a principal, é uma das mais significativas fontes de renda de pequenos produtores rurais.

Entre as famílias que atuam neste segmento está a da aluna e formada do curso Técnico em Administração, Suellen Maite Daltoé, que a cerca de 15 anos vivem do segmento. Apesar do tempo exercendo a atividade, nunca se havia realizado uma apuração real para saber qual a rentabilidade do negócio.

Com o intuito de mudar essa realidade, Suellen buscou, através do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), descobrir, por meio de um levantamento de dados baseando-se em cálculos de despesas e receitas, qual o ganho real da propriedade. “Após pesquisas bibliográficas, fiz o levantamento e organização dos dados necessários à pesquisa.

Utilizou-se no estudo, a abordagem quantitativa para analisar e comparar receitas, custos, despesas, resultado e rentabilidade da atividade, de forma que se pudesse analisar a viabilidade econômica e financeira do empreendimento. Analisando as informações geradas a partir dos dados coletados”, explica.

Conforme Suellen, a conclusão final da pesquisa foi atingida com êxito. “Nosso negócio apresentou resultados aceitáveis e dentro do esperado. Além disso, não tive maiores dificuldades, pois só precisei organizar o material”, relata. No entanto, pensando sempre em avançar e facilitar a atividade, “viu-se a necessidade de fazer melhorias no manejo das aves e algumas no próprio aviário. E já estão sendo realizadas aos poucos”, ressalta.

De acordo com ela, o Técnico em Administração lhe permitiu, além realizar um trabalho voltado ao negócio da família, “adquirir maior conhecimento em mais de uma área, pois abrange o estudo em contabilidade, RH e gestão de pessoas”, destaca, reforçando que visa uma oportunidade na área de contábeis.

Suellen iniciou o curso em março de 2015 e recebeu o diploma no dia 20 de janeiro. Questionada sobre à instituição, se diz satisfeita com o atendimento recebido no período de formação. “A LumeCep é uma ótima escola, bem estruturada, ambiente agradável, profissionais capacitados e bem preparadas para atender as pessoas”, frisa.

Texto: Ascom Lumecep