Meio Ambiente Eventos Destaques Lajeado

Resíduos sólidos da Construmóbil serão encaminhados para reciclagem

Na edição de 2017, itens recicláveis descartados na feira contabilizaram mais de uma tonelada

Os cuidados com o meio ambiente e a adoção de condutas sustentáveis têm sido uma preocupação em todas as edições da Construmóbil e neste ano não será diferente. Instigada pelo tema “Construindo soluções”, a feira buscou a parceria da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) de Lajeado, Folhapé e Cooperativa dos Recicladores do Vale do Taquari (Coorevat) para aperfeiçoar o processo de separação e destinação correta do lixo produzido durante o período de montagem, desmontagem e nos nove dias do evento, especialmente os resíduos da construção civil. Itens recicláveis, que em 2017 contabilizaram mais de uma tonelada, serão classificados ainda no Parque do Imigrante e direcionados a empresas de diferentes localidades que darão o devido encaminhamento dos materiais.

Lixeiras espalhadas pelos ambientes da feira farão a coleta seletiva do lixo, o qual será direcionado a um espaço exclusivo no Parque do Imigrante, onde a Coorevat fará a triagem. A Folhapé também disponibilizará três containers devidamente identificados por categoria de resíduo, os quais armazenarão os itens para posterior destinação. Um deles receberá materiais que podem ser triturados, como tijolos, telhas e materiais cerâmicos, que serão recebidos pela Usinaldo, de Arroio do Meio. O outro será exclusivo para madeira, que será enviada para a Olaria Bruch, de Marques de Souza. O último conterá materiais não recicláveis da classe II, como gesso e isopor, os quais serão levados à Ecotottal, de Capela de Santana. Os demais resíduos recicláveis como papel, alumínio, ferro, plástico, garrafa pet e vidro serão repassados à cooperativa para serem vendidos e utilizados como matéria-prima na produção de outros objetos, cuja renda será dividida entre seus associados.

A bióloga, professora e coordenadora do Centro de Educação Ambiental da Sema, Isa Carla Osterkamp, explica que além da destinação correta dos resíduos, a ação na Construmóbil busca conscientizar visitantes e expositores para a importância da separação e reciclagem do lixo. De acordo com ela, todos poderão contribuir fazendo a separação dos materiais conforme sua classificação nas lixeiras e containers.

A Construmóbil 2019 ocorre de 25 a 29 de setembro e de 03 a 06 de outubro no Parque do Imigrante, em Lajeado. A feira é uma realização da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e da Prefeitura de Lajeado, com o patrocínio de Cervejaria Bellavista, Lajeadense Vidros, Corsan e Sicredi, com apoio de Seavat, CBM Materiais Elétricos e Unimed VTRP.

 

Comunicação Construmóbil 2019