Vale do Taquari Eventos Rural - Agricultura Destaques

Resolução do Conama para manejo sustentável de abelhas sem ferrão será tema de reunião online

Colmeia

A Emater/RS-Ascar e a Associação de Meliponicultores do Alto do Vale do Taquari (Amevat) programam para o próximo sábado (08/08), a partir das 9h, uma reunião online. O objetivo do encontro – que pode ser acessado pelo público interessado no link https://youtu.be/JjGAUOGfcio – é o de discutir e analisar a Proposta de Resolução enviada ao Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que disciplina o uso e o manejo sustentável das abelhas nativas sem ferrão na meliponicultura.

O documento estabelece regramento para autorização de meliponários por órgãos ambientais competentes e para venda de seus subprodutos, com limite de manutenção de até 50 colônias desde que sem finalidade comercial ou econômica. “A autorização para que meliponários comercializem colônias ocorre desde que seja para multiplicação de suas matrizes”, salienta o zooetecnista da Emater/RS-Ascar, João Sampaio, que será um dos moderadores da atividade, ao lado do presidente da Amevat Nelson Angnes.

A atividade será online como forma de respeitar o distanciamento social por causa da pandemia de coronavírus. Entre os convidados está o líder da Frente Parlamentar da Apicultura e Meliponicultura, deputado Zé Nunes, o presidente da Associação de Meliponicultores do Estado de São Paulo (Amesampa) Ricardo Camargo, o presidente da Federação Apícola do Rio Grande do Sul (Fargs) Anselmo Kuhn, o representante do setor de meio ambiente de Santa Cruz do Sul Pablo Tadeu da Silva e o engenheiro agrônomo aposentado da Emater/RS-Ascar, Paulo Conrad.

 

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Lajeado

Jornalista Tiago Bald