Obras Destaques Estrela

Retomadas obras da terceira etapa da escadaria em Estrela

Projeto abrange uma área de 630,27 metros quadrados e terá, entre outras melhorias, mirante e palco

Foram retomados, na última semana, os trabalhos da terceira etapa da revitalização da Escadaria do Rio Taquari, na Rua Arnaldo José Diel, em Estrela. A intervenção projetada para esta fase, conforme o arquiteto e urbanista da Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Mauro Ayres, responsável pelo projeto, abrange uma área de 630,27 metros quadrados. Segundo ele, serão executados caminhos em blocos de concreto, taludes, muretas de pedra, espaço canteiro central, colocação de bancos e iluminação pública, além da construção de sanitários, mirante e palco, com preservação de toda a vegetação existente no local.

As obras estão sob responsabilidade da empresa Vincere Engenharia e Construções Ltda., vencedora de processo licitatório. Já foi erguido o muro de contenção e no início da semana os trabalhadores preparavam as estruturas de fundação dos sanitários. De acordo com o arquiteto, a previsão é de que as obras sejam concluídas em maio. Ele explica que a paralisação, no ano passado, ocorreu em função do período eleitoral, quando foi suspenso o repasse de verbas pelo governo federal. Também houve necessidade de realocação dos sanitários.

O custo desta etapa é de R$ 219,6 mil O projeto de revitalização da escadaria iniciou em 2015. Na primeira fase o Governo de Estrela devolveu à comunidade um dos locais históricos mais importantes do município, inaugurado em 1924 e que serviu como porta de entrada de pessoas e produtos por mais de 50 anos. A segunda etapa foi realizada em 2016 quando, entre outras melhorias, o local recebeu um parque infantil.

 

Texto e foto: Paulo Ricardo Schneider
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Estrela