Meio Ambiente Eventos Santa Clara do Sul Rural Destaques

Reunião debate a agroecologia regional

Município recebeu integrantes de entidades que apoiam a produção orgânica no Vale

Reunião ocorreu na propriedade de Marcelo Eckhardt, em Nova Santa Cruz, interior de Santa Clara do Sul (Foto Divulgação)

Santa Clara do Sul sediou uma reunião da Articulação de Agroecologia do Vale do Taquari (AAVT) nesta quarta-feira, dia 20, que teve a participação de agricultores, integrantes de prefeituras, Emater, Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA), Univates, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e outras entidades que apoiam a produção orgânica na região.

O encontro ocorreu na propriedade de Marcelo Eckhardt, em Nova Santa Cruz, interior de Santa Clara do Sul. Marcelo é um dos 13 produtores do município que recentemente foram certificados com o selo de produção orgânica. No total, 30 famílias integram o programa Santa Clara Mais Saudável, que desde 2017 estimula a agroecologia local.

Na reunião foram definidos alguns eventos ligados à produção orgânica a serem realizados durante o ano. Um deles está programado para o mês de maio, na Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos. Outro será realizado em outubro, em alusão ao Dia Mundial da Alimentação. Também ficou acertada uma formação que terá como tema a certificação participativa.

De acordo com o engenheiro agrônomo do CAPA, Lauderson Holz, o objetivo maior da AAVT é divulgar e incentivar o consumo de alimentos orgânicos no Vale do Taquari.

Santa Flor 2019

O município dará um enfoque especial à agroecologia na Santa Flor 2019. Neste ano, o evento será realizado de 19 a 22 de setembro. O propósito é fomentar a cultura orgânica e sustentável por meio da exposição e venda de produtos ligados ao setor e criar um espaço de debate da agroecologia por meio de palestras, oficinas ou fóruns com especialistas na área. A corte da feira é formada pela rainha Eduarda Uebel e pelas princesas Estéfani Bald Walter e Jenifer Ruschel.

 

Rafael Simonis – (51) 99965-7663
Imprensa de Santa Clara do Sul