RS RSS Eventos Lajeado

Reunião do Sistema Municipal Socioeducativo de Lajeado ocorre dia 17/09 com apresentação de diagnóstico

Foram convidados para essa reunião diversas entidades da sociedade civil, assim como diversos representantes dos poderes Executivo e Legislativo do município (Foto: Reprodução/Google)

Na próxima segunda-feira, 17/09, a Prefeitura de Lajeado por meio da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (STHAS) e do Serviço de Proteção Social à Adolescentes em Cumprimento de Medidas Socieducativas em Meio Aberto, realizará mais uma edição da Reunião do Sistema Municipal Socioeducativo de Lajeado (SIMASE). O evento pautado como “Desembrulhando o presente para reiterar a perspectiva de um futuro melhor”, acontecerá no Salão de Eventos da Prefeitura de Lajeado, com início às 13h30.

Foram convidados para essa reunião diversas entidades da sociedade civil, assim como diversos representantes dos poderes Executivo e Legislativo do município.

Os encontros do SIMASE ocorrem bimestralmente, desde 2009. Em 2018, essa será a primeira reunião, pelo fato de que uma análise dos dados estatísticos do referido Serviço e de outros, como do Serviço de Proteção e Atendimentos Especializados a Famílias e Indivíduos e da Vigilância Epidemiológica, referentes ao ano de 2017, desencadeou a formação de um grupo de trabalho para elaboração de um diagnóstico da cidade.

O grupo trabalhou desde janeiro de 2018, sendo constituído por representantes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Ministério Público Estadual, Secretaria de Segurança Pública (SESP) e Secretaria de Educação (SED), Vigilância Epidemiológica (SESA), contando também com a colaboração de diversas pessoas/instituições, como POE/BM e CODEVAT.

Este Grupo de Trabalho (GT) realizou uma pesquisa baseada em dados de diferentes fontes, como IBGE, SEBRAE, Mapa Social, INEPP, entre outras, além de relatórios de anos anteriores.

Nessa edição, haverá a apresentação desse diagnóstico de Lajeado, fruto dessa pesquisa, que contemplará 4 categorias de análise, sendo elas: apropriação de conhecimento/escolaridade, trabalho/profissionalização, criminalidade organizada e vilolências contra as mulheres.

Para o psicólogo do CREAS, Sérgio Pezzi, esse evento será um espaço para debater, juntamente com os convidados, os links entre essas categorias pesquisadas, assim como elencar encaminhamentos e estratégias para o enfrentamento dos problemas que o diagnóstico aponta. “A sociedade civil e o governo precisam decidir o que querem para Lajeado no amanhã”, conta.

Texto: Ascom Lajeado