Economia Rural - Agricultura Muçum

Reunião tratou da distribuição de insumo para 70 produtores rurais

A produção agrícola de Muçum ganhará novo incentivo nos próximos dias, já que a destinação de 856,3 toneladas de calcário dolomítico, para cerca de 70 produtores rurais, deve ocorrer em breve. Na tarde da última sexta-feira, os beneficiados estiveram em reunião no Auditório Adelaide Boniatti, na Prefeitura, onde esteve em pauta a distribuição do insumo, entre outras questões que permeiam o setor primário. O técnico da Emater/RS – Ascar, Jairo Belini, entregou ao prefeito Lourival de Seixas o Plano de Trabalho 2020 e explanou acerca do trabalho desenvolvido pela entidade no município.

O produto foi adquirido pela Administração Municipal através da conquista de recurso de pouco mais de R$ 55,2 mil, via Consulta Popular votada em 2017, além de quase R$ 10 mil em contrapartida do Município. Para estar apto ao benefício, é necessário se dirigir a Secretária de Planejamento do Município, munido de análise e croqui, que poderão ser obtidos junto a Emater/RS – Ascar. Ademais, o Poder Executivo enviou ao Poder Legislativo projeto de lei que trata do transporte do insumo, ficando definido que os agricultores pagarão o combustível e o pedágio ou optarão por terceirizar o transporte.

Os produtores efetuaram inscrição na Secretária de Agricultura. Em primeiro momento serão contemplados os cadastrados. Cadastro este que foi realizado no ano de 2017 no momento em que fora apresentado o Plano de Trabalho da Secretaria Estadual de Agricultura. Todos os critérios referentes ao benefício foram discutidos pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e constam em ata.

Os beneficiários se dividem em produtores de grãos, de leite e hortifrutigranjeiros. O titular da pasta do Planejamento, Tiago Strieski, explica que o calcário proporciona a correção, recuperação e manutenção do solo, o que deve gerar um aumento da produtividade. “É uma medida que fomenta a produção. Mas, mais importante que isso, é um incentivo que estimula a permanência dos produtores no campo, algo que estamos trabalhando de diversas formas e chegando a resultados que colocam o setor primário de Muçum em um patamar de destaque”, comenta.

 

 

Foto: Luís Gustavo Bettinelli
Assessoria de Imprensa de Muçum