RSS Obras Lajeado

Revitalização da Praça da Matriz começa pela calçada externa

Apenas a calçada externa será substituída (Foto: Divulgação/Seplan)
Apenas a calçada externa será substituída (Foto: Divulgação/Seplan)

Neste mês foi firmado o contrato com a empresa vencedora da licitação da pavimentação das calçadas externas da praça Marechal Floriano, ou Praça da Matriz, localizada no Centro de Lajeado. As obras devem se iniciar na próxima semana. “Nesta etapa, vamos substituir o piso que cerca a praça. As lajes de pedra grês serão substituídas por pedras portuguesas, para combinar com o piso interno, que será mantido”, explica a secretária do Planejamento, Marta Peixoto.

Representantes da empresa que venceu a licitação, a Planauto Pavimentações Ltda, de Capão da Canoa, estiveram no local para acertar detalhes do início das obras que custarão R$ 217.890,21. “A intenção, se tudo ocorrer bem e o tempo permitir, é começar os trabalhos a partir da segunda-feira da próxima semana”, complementa a secretária.

Marta explica que essa será a primeira etapa do projeto de revitalização da Praça da Matriz. “A reforma é externa e não interna. Não vamos retirar o piso de pedras portuguesas vermelhas e brancas existentes dentro da praça. A intenção, colocando pedras portuguesas também no entorno, é dar unidade ao conjunto.”

A próxima etapa, sem previsão para começar, será a reforma dos brinquedos, bancos, coreto, rede de iluminação e sanitários. “O objetivo dessa revitalização é recuperar o que está danificado. Não vai haver mudanças na estrutura. A praça permanecerá como está. Apenas ficará mais bonita e agradável, para que a população volte a ocupá-la, como vem ocorrendo com os belvederes, na orla do rio Taquari”, observa.

Conforme a licitação aberta em maio, além das pedras portuguesas, a calçada receberá piso tátil, respeitando os locais de alertas e de direção.

Texto: Portal Região dos Vales/Ascom Lajeado