Obras Destaques Muçum

Revitalização de praça deve ser inaugurada em breve

A Praça do Imigrante Italiano, obra que está em curso desde março deste ano, deve ser inaugurada em no máximo 60 dias. Os trabalhos em torno do objetivo iniciaram em 2016, quando o município conquistou mais de R$ 242 mil para sua revitalização. O montante oriundo do Governo Federal, via Ministério do Turismo, chegou ao município após trabalho do Poder Executivo com apoio do Deputado Federal Alceu Moreira.

No projeto está previsto a construção de uma quadra que, segundo a Administração Municipal, se tornará importante para atividades esportivas e de lazer, além da promoção de encontros de ex-moradores e ex-funcionários do Batalhão Ferroviário, conforme já ocorreu algumas vezes. A reforma prevê ainda o reboco e pintura de muros, novos bancos, calçadas e brinquedos, banheiros masculino e feminino, e a implantação de rampas de acesso para pessoas com deficiência física.

Espaço histórico

O governo municipal garante que a identidade visual do espaço é mantida, afim de preservar sua história. Por isso, em simultâneo a obra, através da Secretaria de Obras e Viação, no início deste mês, o Espaço Histórico da praça passou por reparos.

A praça foi inaugurada em 29 de setembro de 1991, com a realização da “Prima Festa Taliana”, que enfatizou os costumes italianos, como o trabalho em cultivar a terra, a religiosidade, a gastronomia e danças típicas. O Espaço Histórico procura retratar a réplica de uma pequena vila italiana, com uma miniatura de capitel de Santo Antônio, moenda de cana-de-açúcar, poço de água, casa de madeira típica italiana e duas pedras de moinho colonial.

 

 

Fotos/Créditos: Luís Gustavo Bettinelli
Assessoria de Imprensa de Muçum