RS RSS Destaques Geral

Rio Grande do Sul reconhece cidades protagonistas do caminho olímpico

Na cerimônia, gestores das cidades envolvidas receberam vídeos e fotografias referentes ao evento histórico que ocorreu entre os dias 3 e 9 - (Foto: Karine Viana/Palácio Piratini )
Na cerimônia, gestores das cidades envolvidas receberam vídeos e fotografias referentes ao evento histórico que ocorreu entre os dias 3 e 9 (Foto: Karine Viana/Palácio Piratini )

Ato em homenagem aos 28 municípios que acolheram o símbolo das Olimpíadas, maior competição esportiva do mundo, ocorreu nesta quinta-feira (28) no Palácio Piratini, exaltando o engajamento comunitário de prefeituras, que refletiu na mobilização de um milhão de pessoas. O caminho olímpico no Rio Grande do Sul percorreu 2,5 mil quilômetros por terra, água e ar. “A Tocha Olímpica conecta corações e mãos. Resgata o civismo que sobrepõe as crises do país”, disse o secretário da Cultura e interino do Turismo, Esporte e Lazer, Victor Hugo, na abertura da cerimônia.

Para o governador José Ivo Sartori, as Olimpíadas elevam o que a humanidade tem de melhor e acrescentou que “não se trata somente da superação de desafios e da quebra de recordes. Não é apenas a consagração dos mais velozes e dos mais fortes. O que emociona é a união dos povos”. Representando a Assembleia Legislativa, o deputado Juvir Costella destacou o trabalho atuante da Brigada Militar na segurança para viabilização dos eventos em cada município. Costella coordenou a organização da iniciativa, como secretário de Turismo até este mês, quando se licenciou para assumiu o mandato no Parlamento. “Tivemos muito trabalho, mas faria tudo de novo. Pude ver de perto o entusiasmo, a felicidade e a emoção das pessoas”, enfatizou.

Itinerário
O fogo simbólico percorreu os municípios de Erechim, Passo Fundo, São Miguel das Missões, Santo Ângelo, Ijuí, Cruz Alta, Encantado, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, São Sepé, Caçapava do Sul, Canguçu, Rio Grande, Pelotas, São Lourenço do Sul, Camaquã, Guaíba, Porto Alegre, Canoas, Esteio, Novo Hamburgo, Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Torres. Na cerimônia, gestores das cidades envolvidas receberam vídeos e fotografias referentes ao evento histórico que ocorreu entre os dias 3 e 9 deste mês.

Texto: Ascom RS