Região RSS Eventos

Rio Pardo recebe etapa do Projeto Cultural Andejos Farroupilhas

(Foto: Divulgação)
Espetáculo resgata a cultura, os valores e a história gaúcha (Foto: Divulgação)

No dia 15 de setembro, o município de Rio Pardo terá a oportunidade de fazer uma viagem cultural através do Projeto Cultural Andejos Farroupilhas. De uma forma lúdica, o espetáculo teatral promove um resgate da cultura, dos valores e da história gaúcha. O evento será realizado no Centro Regional de Cultura Rio Pardo, em duas sessões: às 10h e às 15h. A entrada será gratuita.

Confira a sinopse do teatro e prestigie:
Dois cientistas malucos inventaram uma máquina do tempo e, para testá‐la, realizam uma viagem. Mas alguma coisa acontece no caminho e eles chegam a uma região do país até esse momento desconhecida para eles e uma personagem peculiar, morador da região, explicará a origem da cultura gaúcha! Sim o seu novo amigo o Índio Guarani lhes mostrará como a ciência age na cultura do gaúcho! Além de ser uma viagem cultural, a peça terá divertidas experiências cientificas associadas a cultura gaúcha e mostrará que história e ciência se completam.

Nesta divertida aventura as crianças aprenderão como se originou os Sete Povos das Missões que é o nome dado ao conjunto de sete aldeamentos indígenas fundados pelos Jesuítas espanhóis no Continente do Rio Grande de São Pedro, atual Rio Grande do Sul; a história dos Gaúchos e a convivência com os índios Guaranis; as manifestações da escrita de forma diferente e quais foram os meios de comunicação na época que deram origem ao chasque; as unnamedpropriedades nutritivas da erva‐mate; entender o comportamento do ar no momento de se esquentar, se expandir e tentando escapar (ovo na garrafa); como é realizada a conservação de alimentos por meio do sal (charque); principio físico da boleadeira (arma de caça e guerra do índio e do gaúcho).

O Projeto Cultural Andejos Farroupilhas conta com o patrocínio da Corsan, Companhia Riograndense de Mineração – CRM e Companhia de Gás do Rio Grande do Sul – SulGás. A realização é da Lume Eventos e do Ministério da Cultura, Governo Federal – Ordem e Progresso.

Texto: Ascom Projeto Cultural