Venâncio Aires Meio Ambiente

Rio Taquari: Programa de Recuperação com inscrições abertas

Até o final deste mês, a Secretaria de Meio Ambiente recebe inscrições de interessados em recuperar a mata ciliar do Rio Taquari. O programa consiste na doação de mudas de árvores nativas via Administração Pública para proprietários de áreas e as margens do Rio.

Após o período de cadastro, a Secretaria faz a entrega das mudas na comunidade de Vila Mariante. Quem tiver o interesse de colaborar com a recuperação pode procurar a Secretaria ou entrar em contato com a equipe através do telefone 3983-1034 ou por e-mail meioambiente@venancioaires.rs.gov.br.

O objetivo do programa é recuperar a mata que tem como funcionalidade a proteção da água, do solo e da fauna, formando um corredor de biodiversidade.

Mudança de nome

Iniciado em 2019, o Projeto chamava-se “corredores ecológicos”, porém o nome foi modificado para Programa de recuperação sustentável da mata ciliar do rio Taquari. A necessidade da reposição das mudas ocorre em função das enchentes, que fazem com que muitas mudas plantadas há anos atrás não tenham sobrevivido. Atualmente, o programa abrange 164 propriedades ribeirinhas, e é conduzido pela Promotoria se Justiça do Município de Estrela.

FOTOGRAFIA DE ARQUIVO DA SEMMA/ VISTORIA DAS PROPRIEDADES EM RECUPERAÇÃO
Assessoria de Imprensa de Venâncio Aires – RS