Meio Ambiente Roca Sales

Roca Sales realiza mutirão para limpeza do Rio Taquari e para recolhimento de lixo eletrônico

A Emater/RS-Ascar, a prefeitura de Roca Sales e o Conselho Municipal do Meio Ambiente realizaram no último sábado (14/12) a 13ª edição do mutirão para limpeza das margens do Rio Taquari e para recolhimento de lixo eletrônico. Na ocasião, voluntários utilizaram barcos para recolher cerca de uma tonelada de entulhos das margens do rio e dos arredores do Parque Náutico. “De 2006 para cá, com o apoio de representantes de diversas entidades, já foram recolhidas mais de 13 toneladas de lixo do leite do rio”, salienta o extensionista da Emater/RS-Ascar Deoclesio Piccoli. 

Piccoli destaca que o volume de entulho recolhido tem diminuído no decorrer dos últimos, o que é resultado de uma ampla campanha de conscientização realizada junto à comunidade e que é alusiva à Semana da Água. O material seráenviado para à Empresa LH Reciclagem para que haja a destinação correta. Já o lixo eletrônico – televisores, aparelhos de som e de informática, eletrodomésticos e outros equipamentos eletrônicos – foi retirado em parceria com a Bemko Reciclagem LTDA de Lajeado, a partir de ação coordenada pela professora Fabiele Brandt. 

Para o prefeito Amilton Fontana a ação é importante, pois possibilita a preservação dos recursos hídricos, já que uma das riquezas a que temos acesso é a água. “Trata-se de um recurso natural não renovável, imprescindível à vida e cada vez menos disponível na natureza em condições desejáveis de consumo”, enfatizou. Já Piccoli, que tem acompanhado todos os mutirões realizados, reforça o fato de que o resultado alcançado vai muito além daquele esperado nos últimos anos. “Ainda assim as campanhas de conscientização devem prosseguir, já que até pneus são jogados no leito do rio”, desabafa. 

Após o trabalho houve confraternização entre os participantes. A ação foi apoiada ainda pela Câmara de Vereadores de Roca Sales, secretarias municipais, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), cooperativas Cosuel e Sicredi e Corpo de Bombeiros de Encantado, além dos voluntários de municípios vizinhos. Já a Cavalgada do Bem, realizada por representantes do CTG Tropeiros da Amizade teve o objetivo de obter alimentos não perecíveis para a doação para entidades. “É um evento que só é possível com o trabalho em parceria”, finaliza Piccoli.

 

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Lajeado
Jornalista Tiago Bald