RS Educação Encantado RSS Destaques

Rodrigo Dalla Vecchia ministra palestra sobre mudanças ligadas as transformações tecnológicas

Rodrigo é mestre em Matemática Pura e doutor na área de Modelagem de Matemática (Foto: Arquivo Pessoal)

A LumeCep promove, no dia 20 de fevereiro, às 19h, palestra com o mestre em Matemática Pura e doutor na área de Modelagem de Matemática, Rodrigo Dalla Vecchia. O evento será realizado na escola, na rua Borges de Medeiros, nº 25, em Encantado, e é aberta ao público.

A palestra, com o tema “Big Data, Machine Learning e Indústria 4.0: as mudanças que transformarão o mercado de trabalho”, têm o objetivo de compreender as principais transformações que estão ocorrendo em nível de mundo e de Brasil e os impactos que a tecnologia já está trazendo e trará no mercado de trabalho. “Os dias de hoje são marcados pelo grande volume de dados disponíveis em rede. Entretanto, principalmente por meio da Internet das Coisas, esse volume tende a aumentar drasticamente. Esse aumento de dados e de conexões, aliados a técnicas de Machine Learning e Big Data, proporcionam um momento ímpar de transformação na sociedade, impactando em todos os principais setores, tais como Governo, Indústria, Educação, Transporte, Seguros, Saúde, Energia, Agricultura, Entretenimento e Bancos. Por meio dessas técnicas, está sendo possível melhorar a experiência das pessoas em suas atividades diárias, otimizar processos, entender comportamentos e cruzar informações visando resolver as mais variadas problemáticas”, explica, Dalla Vecchia.

A ideia é apresentar o tema em três etapas. “No primeiro momento abordarei o cenário mundial e as transformações que já estão ocorrendo. Após, com cases do Rio Grande do Sul, São Paulo e aqui da Região mostrarei como essa realidade não está distante da gente. Por fim, falarei das perspectivas desse novo mercado visando a forma de ensino e aprendizagem, relata.

O professor explica que existem fortes indícios de que a tecnologia irá impactar de forma radical o mercado e, em 2020, isso já será percebido, “principalmente em função da inteligência artificial”, destaca.

Além disso, o palestrante, que trabalha em parceria com grandes empresas e indústrias, pretende provocar as pessoas a pensarem com relação ao ensino proporcionado nos dias atuais. “Nossa escola, o curso, como aprendemos hoje irá suprir as necessidades de mercado em todos os âmbitos da sociedade no futuro?”, questiona.
Interessados em participar devem confirmar presença através do e-mail, até o dia 19 de fevereiro, enviando seu nome completo, telefone e cidade para atendimento@lumeonline.com.br ou pelo telefone 3751-6812. A entrada é um quilo de alimento não perecível, que será doado à entidade Associação Pró-Menor Encantado – AME.

O palestrante

Rodrigo Dalla Vecchia é mestre em Matemática Pura pela UFRGS e doutor na área de Modelagem Matemática pela Unesp de São Paulo. Trabalha como professor nos níveis de graduação, pós graduação, mestrado e doutorado.
Atualmente, é professor do departamento de Matemática da UFRGS. Desenvolveu soluções matemáticas/computacionais para otimização de processos e resolução de problemas tanto para empresas de TI e Startups quanto para o setor industrial envolvendo Pesquisa Operacional, Big Data, IoT, Machine Learning, Data Cleaning, Forecasting, Otimização em Marketing, BI, estatística e modelos de tomada de decisão para e-sports.

Texto: Portal Região dos Vales