Região RSS Turismo

Roteiro da Uva em Sarandi atrai turistas de diferentes regiões do Estado

(Foto: Divulgação)
O Roteiro da Uva e Vinho faz parte da programação da 9ª Feira da Uva e da Agroindústria Familiar de Sarandi e Região (Foto: Divulgação)

O Roteiro da Uva e Vinho, já tradicional no município de Sarandi, realizou mais uma edição superando as expectativas do público visitante neste fim de semana. No último sábado (14), um grupo de 55 pessoas de diferentes regiões do Estado, Frederico Westphalen, Passo Fundo, Carazinho, Rondinha, Sarandi e Porto Alegre, participaram do Roteiro e puderam vivenciar um pouco da experiência da vida no meio rural e da cultura que envolve o cultivo da uva e a produção de vinho em Sarandi.

O Roteiro da Uva e Vinho envolveu a gastronomia típica italiana, com café da manhã e almoço, regados com muito suco de uva e vinhos, além da colheita e degustação de uva direto do parreiral, visitação a agroindústria de sucos e vinícola, momento de história e cultura com visitação a sede da Confraria Amigos do Vinho de Sarandi e visita às futuras instalações do Museu do Vinho. A Capela São João também faz parte do Roteiro e relembra aos turistas parte da história da comunidade local.

Esta edição do Roteiro da Uva e Vinho foi organizada pela Agência Aeroplus, com o apoio da Emater/RS-Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar (Sintraf), Conselho Municipal do Turismo (Comtur) e Prefeitura, através do Departamento de Cultura e Turismo.

O trabalho da Emater/RS-Ascar envolvendo o turismo rural tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento da atividade turística sob a ótica da sustentabilidade econômica, social e ambiental, valorizando a cultura local e promovendo a integração da comunidade, para contribuir com a consolidação da atividade como fonte de renda às famílias rurais.

De acordo com a extensionista social da Emater/RS-Ascar, Lisiane Staggemeier Mattje, os roteiros turísticos rurais são uma forma de mostrar as potencialidades das comunidades do meio rural, incentivar a permanência das famílias no campo, além de valorizar a cultura e resgatar a história dos antepassados. “Além de valorizar o meio rural, esta atividade tem um viés econômico que fortalece a renda das famílias e traz a diversificação à propriedade rural. Além da alegria e da descontração de um dia no meio rural, conhecendo e relembrando o modo de vida destas famílias de agricultores familiares. Cada vez mais o turismo de Sarandi está ganhando destaque regional e em todo o Estado. Os turistas vêm pra Sarandi para retornar aos costumes e tradições, participar de vivências do meio rural”, revelou Lisiane.

Feira da Uva 2017

O Roteiro da Uva e Vinho faz parte da programação da 9ª Feira da Uva e da Agroindústria Familiar de Sarandi e Região. De 20 a 22 de janeiro, na Praça Farroupilha, a Feira da Uva terá programação cultural, show, comercialização de uva e derivados, além de embutidos, hortifrutigranjeiros, agroindustrializados e artesanato. A Feira abrirá os estandes na tarde de sexta-feira (20). No sábado (21), acontecerá o Seminário da Agricultura Familiar, com tema diversificação e geração de renda na propriedade rural. O evento acontecerá no porão do Salão Paroquial, a partir das 8h30min.

Quatro painéis serão apresentados ao longo do Seminário. Entre as temáticas abordadas estão qualidade de vida e geração de renda no espaço rural, fruticultura, olericultura e piscicultura, todas apresentadas pela Emater/RS-Ascar. Representantes do Centro Superior de Ensino Riograndense (Cesurg), apresentarão um painel sobre gestão e qualificação da propriedade rural.

A abertura oficial da 9ª edição da Feira da Uva de Sarandi acontecerá no sábado (21), às 11h30min, com presença de autoridades e degustação de uva.

Texto: Ascom Emater